Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMoro, Catarina de Souza, 1966-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorFranco, Daiane Emanuelept_BR
dc.date.accessioned2025-04-02T19:18:45Z
dc.date.available2025-04-02T19:18:45Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/95709
dc.descriptionOrientador: Catarina Moropt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : A literatura tem ganhado espaço e relevância nos últimos anos no cotidiano da Educação Infantil. Trazer a literatura para as crianças, desde bebês, contribui para o seu desenvolvimento. Entretanto, quando falamos de bebês, no conjunto de crianças de 0 a 3 anos, essa proposição não é tão comum assim, visto que, muitas vezes, os bebês não são considerados sujeitos ativos e capazes de estar inseridos em práticas leitoras. O presente trabalho, portanto, tem como objetivo compreender como acontecem as situações de leitura literária para/com crianças de berçário, bem como investigar como as/os profissionais docentes do berçário estão realizando as escolhas de livros de literatura infantil e identificar a frequência das ações de mediação de leitura encaminhadas pelas/os docentes durante os momentos de leitura com seus grupos de bebês. A fim de contribuir para discussões mais aprofundadas sobre o tema, foi realizada uma pesquisa para observação de uma sala de berçário em uma instituição de Educação Infantil da cidade de Curitiba e das práticas docentes relacionadas à literatura que ali têm lugar. Como resultado, foi possível identificar que os profissionais docentes estão em fase de reconhecimento da relevância da literatura para bebês, porém há muitas áreas a serem aprimoradas na abordagem didática para tornar essa experiência verdadeiramente eficazpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectLivros e leitura para criançaspt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleLiteratura para bebês no contexto da educação infantil : o papel do profissional docentept_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples