dc.contributor.advisor | Moro, Catarina de Souza, 1966- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | Franco, Daiane Emanuele | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-04-02T19:18:45Z | |
dc.date.available | 2025-04-02T19:18:45Z | |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/95709 | |
dc.description | Orientador: Catarina Moro | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A literatura tem ganhado espaço e relevância nos últimos anos no cotidiano da Educação Infantil. Trazer a literatura para as crianças, desde bebês, contribui para o seu desenvolvimento. Entretanto, quando falamos de bebês, no conjunto de crianças de 0 a 3 anos, essa proposição não é tão comum assim, visto que, muitas vezes, os bebês não são considerados sujeitos ativos e capazes de estar inseridos em práticas leitoras. O presente trabalho, portanto, tem como objetivo compreender como acontecem as situações de leitura literária para/com crianças de berçário, bem como investigar como as/os profissionais docentes do berçário estão realizando as escolhas de livros de literatura infantil e identificar a frequência das ações de mediação de leitura encaminhadas pelas/os docentes durante os momentos de leitura com seus grupos de bebês. A fim de contribuir para discussões mais aprofundadas sobre o tema, foi realizada uma pesquisa para observação de uma sala de berçário em uma instituição de Educação Infantil da cidade de Curitiba e das práticas docentes relacionadas à literatura que ali têm lugar. Como resultado, foi possível identificar que os profissionais docentes estão em fase de reconhecimento da relevância da literatura para bebês, porém há muitas áreas a serem aprimoradas na abordagem didática para tornar essa experiência verdadeiramente eficaz | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Livros e leitura para crianças | pt_BR |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.title | Literatura para bebês no contexto da educação infantil : o papel do profissional docente | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |