Literatura para bebês no contexto da educação infantil : o papel do profissional docente
Resumo
Resumo : A literatura tem ganhado espaço e relevância nos últimos anos no cotidiano da Educação Infantil. Trazer a literatura para as crianças, desde bebês, contribui para o seu desenvolvimento. Entretanto, quando falamos de bebês, no conjunto de crianças de 0 a 3 anos, essa proposição não é tão comum assim, visto que, muitas vezes, os bebês não são considerados sujeitos ativos e capazes de estar inseridos em práticas leitoras. O presente trabalho, portanto, tem como objetivo compreender como acontecem as situações de leitura literária para/com crianças de berçário, bem como investigar como as/os profissionais docentes do berçário estão realizando as escolhas de livros de literatura infantil e identificar a frequência das ações de mediação de leitura encaminhadas pelas/os docentes durante os momentos de leitura com seus grupos de bebês. A fim de contribuir para discussões mais aprofundadas sobre o tema, foi realizada uma pesquisa para observação de uma sala de berçário em uma instituição de Educação Infantil da cidade de Curitiba e das práticas docentes relacionadas à literatura que ali têm lugar. Como resultado, foi possível identificar que os profissionais docentes estão em fase de reconhecimento da relevância da literatura para bebês, porém há muitas áreas a serem aprimoradas na abordagem didática para tornar essa experiência verdadeiramente eficaz
Collections
- Pedagogia [606]