Mostrar registro simples

dc.contributorHubert, Isabella Suely dos Santospt_BR
dc.contributor.advisorCordeiro, Andrea Bezerra, 1971-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorSantos, Amanda Aparecida de Morais dospt_BR
dc.date.accessioned2025-04-02T19:02:32Z
dc.date.available2025-04-02T19:02:32Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/95702
dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Andrea Bezerra Cordeiropt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho procurou abordar discussões que envolvem a documentação pedagógica bem como o uso da fotografia como forma de comunicação da infância. Criada pelo educador Loris Malaguzzi na cidade de Reggio Emília, na Itália, a documentação pedagógica, na perspectiva que abordaremos neste trabalho, é um método que faz parte de uma abordagem que leva o mesmo nome da cidade italiana, ao qual, colocando a criança no centro de sua aprendizagem, mostra, por meio de breves relatos, como essa infância é vivida nas instituições de educação infantil. Apesar de a documentação pedagógica não ser uma prática recente, os debates acerca dessa prática têm se tornado cada vez mais presentes em algumas instituições de educação infantil e anos iniciais brasileiras, se tornando cada vez mais popular. Assim, objetivo desse trabalho é entender a Documentação Pedagógica na visão contemporânea, assim como entender o uso das narrativas fotográficas como um aliado no processo de comunicação da infância. Para alcançar esse objetivo, foi realizado uma pesquisa praxiológica, em que buscamos dialogar com os textos teóricos que abordam discussões a respeito da documentação, fotografia e infância e a prática documentadora quando lidamos com esse exercício no campo da vida real. Para tanto, utilizamos como referência teórica primordial as obras de Mello, Barbosa & Faria (2017), uma leitura que dá início as nossas investigações acerca da documentação pedagógica, em conjunto com Fochi (2020), que traz para o contexto nacional discussões a respeito da documentação pedagógica. A partir desses diálogos, trouxemos as narrativas fotográficas (VIEIRA, 2019) em contexto documentativo, pois as fotografias são um potente comunicador da infância, assim como a documentação pedagógicapt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectPedagogia - Metodologiapt_BR
dc.subjectPráticas pedagógicaspt_BR
dc.titleA documentação pedagógica e o uso da fotografia como forma de comunicar a infânciapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples