Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMinetto, Maria de Fatima Joaquim, 1963-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorChoinski, André Marquespt_BR
dc.date.accessioned2025-04-01T19:00:38Z
dc.date.available2025-04-01T19:00:38Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/95672
dc.descriptionOrientador: Profª. Dra. Maria de Fátima Joaquim Minettopt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 25/03/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: O desenvolvimento de indivíduos com deficiências ou transtornos no desenvolvimento tem sido diretamente relacionado com a adaptação dos cuidadores à condição da criança. Quanto mais os cuidadores conseguem investir emocionalmente à criança e maior a rede de suporte da família, melhor o prognóstico de desenvolvimento da criança. O Caregivers Skills Training (CST) é um programa da Organização Mundial da Saúde desenvolvido para auxiliar aos cuidadores e estimular o desenvolvimento de habilidades das crianças. O programa está sendo implementado em mais de 30 países e as evidências apontam para uma melhora em ambos os objetivos do treinamento. No Brasil, o CST foi adaptado e validado, está inserido e está sendo disseminado no contexto da saúde pública. Entretanto, apesar dos resultados positivos do programa ao término do treinamento, ainda não existem evidências no contexto mundial de eficácia a longo prazo. Nesse sentido a presente pesquisa teve como objetivo avaliar o impacto do CST na adaptação parental à deficiência e a percepção dos pais/cuidadores sobre as práticas parentais meses após participar do treinamento. Para isso dois estudos foram realizados. O primeiro com o foco em avaliar a percepção de impacto do CST em diferentes períodos após a realização do treinamento. Nessa pesquisa foram realizados grupos focais com os cuidadores 6, 12 ou 18 meses após o encerramento do CST. Esses dados foram gravados, transcritos e analisados por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados apontam que os cuidadores citaram o desenvolvimento de habilidades da criança, o empoderamento dos cuidadores, o melhor manejo de comportamentos inadequados, organização do ambiente e rotina e relacionamento familiar e a criação de redes de suporte, como impactos positivos do programa. Esses resultados complementam os resultados encontrados de efeito imediato, indicando a permanência dos impactos a médio prazo. Além disso, os cuidadores sugeriram encontros posteriores ao encerramento do CST para revisar os temas. A segunda pesquisa teve como foco avaliar adaptação parental dos pais que passaram pelo CST. Para tanto, foi realizada a aplicação da Escala Parental de Adaptação à Deficiência (Cruz, 2019), que ajuda a compreender o momento do processo de adaptação que os cuidadores de crianças com deficiências ou atrasos no desenvolvimento estão e a compreender quais são os pontos que a ser desenvolvidos. A escala é separada em duas subescalas, cada uma com cinco dimensões. A subescala Desenvolvimento é composta pelas dimensões Estética, Capacidades, Futuro, Resiliência e Apoio social e subescala Não-Adaptação é composta pelas dimensões Depressão, Diagnóstico, Idealização, Funcionalidade e Culpa. Os dados apontam um aumento na pontuação após o treinamento na subescala Desenvolvimento, exceto a dimensão Estética, e redução dos escores relacionados à Não-Adaptação, o que indica uma melhor adaptação parental à deficiência após o treinamento. Esses dados complementam os resultados de impacto do CST sendo a maior adaptação à deficiência como um dos impactos positivos do treinamento.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The development of individuals with disabilities or developmental disorders has been directly related to the adaptation of caregivers to the child's condition. The more caregivers are able to invest emotionally in the child and the greater the family's support network, the better the child's development prognosis. Caregivers Skills Training (CST) is a World Health Organization program designed to assist caregivers and encourage the development of children's skills. The program is being implemented in more than 30 countries and evidence points to an improvement in both training objectives. In Brazil, CST has been adapted, validated and inserted in the public health system and is being disseminated in this context. However, despite the positive results of the program at the end of the training, there is still no evidence in the global context of long-term effectiveness. In this sense, the present research aimed to evaluate the impact of CST on parental adaptation to disability and the perception of parents/caregivers about parental practices months after participating in the training. To achieve this, two studies were carried out. The first focused on evaluating the perception of the impact of CST at different periods after completing the training. In this research, focus groups were held with caregivers 6, 12 or 18 months after the end of the CST. This data was recorded, transcribed, and analyzed using Content Analysis. The results indicate that caregivers cited the development of children's skills, caregiver’s empowerment, better management of problem behaviors, organization of the environment and routine and family relationships and the creation of support networks, as positive impacts of the program. These results complement the results found of immediate impact, indicating the permanence of impacts in the medium term. Furthermore, caregivers suggested meetings after the end of the CST to review the themes. The second research focused on evaluating parental adaptation of parents who went through CST. To this end, the Escala Parental de Adaptação à Deficiência (Cruz, 2019) was used, which helps to understand the stage of the adaptation process that caregivers of children with disabilities or developmental delays are at and to understand the points to be developed. The scale is separated into two subscales, each with five dimensions. The Development subscale is made up of the dimensions Aesthetics, Capabilities, Future, Resilience and Social Support and the Non- Adaptation subscale is made up of the dimensions Depression, Diagnosis, Idealization, Functioning and Guilt. Data indicated an increase in scores after training in the Development subscale, except for the aesthetic dimension, and a reduction in scores related to Non-Adaptation, which indicates better parental adaptation to the disability after training. This data complements the impact results of CST with greater adaptation to disability as one of the positive impacts of the training.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectOrganização Mundial da Saúdept_BR
dc.subjectCrianças com deficiência - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectCuidadores de crianças - Treinamentopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleImpactos de um programa educativo da OMS para cuidadores na adaptação parental à deficiência e nas práticas parentaispt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples