• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Jurídicas
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Jurídicas
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Direito da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) à educação inclusiva no ensino superior : uma análise das ações desenvolvidas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR)

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    ANDRE LUIS CASSIO VASSELAI.pdf (566.5Kb)
    Data
    2024
    Autor
    Vasselai, Andre Luis Cassio
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: A partir da promulgação da Lei 12.764/2012 (Lei Berenice Piana), o Transtorno do Espectro Autista passou a ser considerado como deficiência para todos os efeitos legais no ordenamento jurídico brasileiro, inserindo o autismo nos debates acerca das deficiências e da educação inclusiva, os quais se dão num contexto de disputa de paradigmas entre uma concepção biomédica da deficiência e uma concepção da mesma como fenômeno social. O presente estudo faz uma breve contextualização desse panorama para então, a partir da pesquisa bibliográfica, tentar identificar os principais desafios para a inclusão de pessoas autistas no ensino superior e em seguida fazer um estudo analítico das ações em educação inclusiva para estudantes com TEA desenvolvidas pela UFPR através do seu núcleo de acessibilidade, buscando compreender em que medida essa atuação efetiva uma educação inclusiva calcada numa concepção do TEA enquanto diferença e não como doença a ser curada
     
    Abstract: After the enactment of Law 12.764/2012 (Berenice Piana Law), Autism Spectrum Disorder began to be considered as a disability for all legal purposes in the Brazilian legal system, inserting autism into debates about disabilities and inclusive education, the which occur in a context of paradigm dispute between a biomedical conception of disability and a conception of it as a social phenomenon. The present study provides a brief contextualization of this panorama and then, based on bibliographical research, tries to identify the main challenges for the inclusion of autistic people in higher education and then carry out an analytical study of the actions in inclusive education for students with ASD developed by UFPR through its accessibility core, seeking to understand to what extent this effective action provides inclusive education based on a conception of ASD as a difference and not as a disease to be cured
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/95561
    Collections
    • Ciências Jurídicas [3569]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV