Vozes do café no norte do Paraná : articulação entre o enfoque CTs e o ensino de química
Resumo
Este trabalho investigou como o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) pode ser articulado na compreensão da ascensão e do declínio da cultura cafeeira no Norte do Paraná, com o objetivo de desenvolver uma proposta educativa para o ensino de Química em um contexto não formal. Por meio de uma pesquisa qualitativa, foram realizadas entrevistas com trabalhadores e produtores de café, escolhidos a partir de uma visita guiada ao Museu do Café, localizado no Sesc Londrina Cadeião. Os dados coletados foram analisados sob a perspectiva CTS, permitindo identificar como os fatores sociais, econômicos, políticos e culturais influenciam a produção cafeeira e como esses elementos podem ser articulados com conceitos químicos atrelados à planta café. Os resultados da pesquisa foram utilizados para criar um jogo educativo, a ser implementado no Museu do Café. O jogo propõe uma experiência interativa que permite aos visitantes explorar a relação entre a Química e a história do café. Espera-se que a proposta educativa propicie a construção de conhecimentos científicos por parte dos visitantes, na percepção da importância da química no cotidiano e para o desenvolvimento de uma visão crítica sobre a relação entre ciência, tecnologia e sociedade
Collections
- Licenciatura [11]