Ciências da natureza e educação popular
Resumo
Resumo: Este trabalho tem como objetivo descrever as vivencias ocorridas no decorrer da pós graduação e a pesquisa realizada nela cujo o objetivo é verificar as possibilidades e limites para desenvolver o ensino de ciências nas séries finais do ensino fundamental, e estudantes do Projeto Despertando Sonhos, a partir do Parque Estadual Rio da Onça e a Associação dos Moradores do Vila Nova, tendo como referência a educação popular elencando conceitos que auxiliam a compreensão não só a educação popular, mas também a base curricular da educação básica descrita em documentos de nível nacional e estadual, além de falar sobre as definições de unidades de conservação; ao destacar esses conceitos a pesquisa propõe o desafio de utilizar esses recursos na formação de estudantes que identifiquem na base curricular obrigatória os seus saberes culturais, e construam autonomia e criticidade ao decorrer do processo educacional para essa pesquisa foi utilizada uma pesquisa qualitativa de base participante, tendo como principal aporte teórico Paulo Freire, obtendo resultados de que é possível trabalhar a educação popular no caso pesquisado pois os estudantes carregam com eles conhecimentos populares que se enquadram na base curricular obrigatória e que conversam com o que é encontrado no Parque Estadual Rio da Onça, proporcionando assim uma interatividade entre esses conhecimentos de um modo em que os estudantes aprendam com conhecimentos comuns a eles partilhando entre si suas vivencias e construindo o conhecimento de modo coletivo.