Transformar a escola, mudar a educação : o brotamento de um novo paradigma
Resumo
Resumo: O projeto, inicialmente concebido como uma pesquisa-ação, tinha como objetivo apoiar, de forma científica e metodológica, a transformação da Escola Municipal Leonardo Boff, onde atuo como professor concursado. Em 2023, iniciamos nessa escola a abordagem Floresta-Escola, promovida pela KAETÉ - Associação Comunidade de Aprendizagem da Floresta, um coletivo de educadores de Petrópolis ao qual pertenço. Esse coletivo busca redefinir os processos educacionais, promovendo uma comunhão com os saberes da floresta e cultivando uma nova construção social de aprendizagem. Para além de um estudo de caso meramente descritivo, almeja-se apontar fatores que contribuem ou dificultam a sustentabilidade dos processos inovadores dentro do já determinado contexto e traçar apontamentos a partir da análise de tais experiências que sirvam como diretrizes não apenas para inspirar, mas também para embasar estratégias e táticas de forma que mais escolas públicas brasileiras se sintam encorajadas e seguras em romper com tradicionalismos ilógicos para, finalmente, ousarem a reinventar seu próprio fazer educativo e a concepção de quem realmente são. Contudo, ficou evidente que uma sistematização mais aprofundada requer maior disponibilidade de recursos, especialmente de tempo para pesquisa. Diante disso, este trabalho se propõe como um desdobramento inicial: um relato memorialístico, baseado na visão do autor, que percorre as aprendizagens adquiridas durante a especialização ANE 4. Esse relato busca preparar o terreno para a germinação de um novo paradigma educacional no futuro Abstract: The project, initially conceived as an action research project, aimed to scientifically and methodologically support the transformation of the Leonardo Boff Municipal School, where I work as a tenured teacher. In 2023, we began implementing the Forest-School approach by KAETÉ - Forest Learning Community Association, a collective of educators from Petrópolis to which I belong. This collective seeks to redefine educational processes, promoting a communion with forest knowledge and cultivating a new social construction of learning. In addition to being a merely descriptive case study, the aim is to identify factors that contribute to or hinder the sustainability of innovative processes within the already determined context and to draw up notes based on the analysis of such experiences that serve as guidelines not only to inspire, but also to support strategies and tactics so that more Brazilian public schools feel encouraged and confident in breaking with illogical traditionalisms and, finally, dare to reinvent their own educational practice and the conception of who they really are. However, it became clear that a more in-depth systematization requires greater availability of resources, especially time for research. In view of this, this work is proposed as an initial development: a memorialistic report, based on the author's vision, which covers the learning acquired during the ANE 4 specialization. This report seeks to prepare the ground for the germination of a new educational paradigm in the future.