Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBrizolla, Franceli, 1975-pt_BR
dc.contributor.advisorAzzi, Mariana Oliveirapt_BR
dc.contributor.advisorGandin, Rosangela Valachinski, 1974-pt_BR
dc.contributor.advisorCavallet, Susan Regina Raittz, 1955-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educaçãopt_BR
dc.creatorFranciosi, Caroline Revaypt_BR
dc.date.accessioned2025-03-19T13:30:19Z
dc.date.available2025-03-19T13:30:19Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/95400
dc.descriptionOrientadores: Francéli Brizolla, Mariana de Oliveira Azzi, Rosangela Valachinski e Susan Regina Raittz Cavalletpt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um livro infantil acessível, baseado na história infantil: O Patinho Feio. O trabalho aborda a aplicação dos princípios do Design Universal e o uso de tecnologias assistivas, como a escrita em braille e um sistema de narração controlado por uma placa Arduino. O principal objetivo foi criar um material inclusivo que estimule o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças por meio de uma experiência multissensorial. A pesquisa envolveu as etapas de concepção e desenvolvimento de um protótipo. As ilustrações foram criadas digitalmente e aplicadas em papel de alta gramatura para garantir resistência ao uso constante. O texto em braille foi inserido manualmente, utilizando uma reglete positiva. Já o sistema de áudio foi programado para narrar a história, com reproduções controladas por botões táteis. Este estudo buscou desenvolver uma nova combinação de elementos táteis, visuais e auditivos, promovendo uma experiência de aprendizado inclusiva e interativa. Além disso, reforça a importância da representatividade na literatura infantil. Como recomendação, sugere-se a aplicação desses conceitos em outros materiais educativos e culturaispt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectPessoas com deficiência visual - Educaçãopt_BR
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpt_BR
dc.subjectCegos - Escritapt_BR
dc.titleInclusão literária : o design Universal na transformação de livros infantis em experiências multissensoriais, com foco em crianças com deficiência visualpt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples