dc.contributor.advisor | Brizolla, Franceli, 1975- | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Azzi, Mariana Oliveira | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Gandin, Rosangela Valachinski, 1974- | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Cavallet, Susan Regina Raittz, 1955- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | pt_BR |
dc.creator | Franciosi, Caroline Revay | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-03-19T13:30:19Z | |
dc.date.available | 2025-03-19T13:30:19Z | |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/95400 | |
dc.description | Orientadores: Francéli Brizolla, Mariana de Oliveira Azzi, Rosangela Valachinski e Susan Regina Raittz Cavallet | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um livro infantil acessível, baseado na história infantil: O Patinho Feio. O trabalho aborda a aplicação dos princípios do Design Universal e o uso de tecnologias assistivas, como a escrita em braille e um sistema de narração controlado por uma placa Arduino. O principal objetivo foi criar um material inclusivo que estimule o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças por meio de uma experiência multissensorial. A pesquisa envolveu as etapas de concepção e desenvolvimento de um protótipo. As ilustrações foram criadas digitalmente e aplicadas em papel de alta gramatura para garantir resistência ao uso constante. O texto em braille foi inserido manualmente, utilizando uma reglete positiva. Já o sistema de áudio foi programado para narrar a história, com reproduções controladas por botões táteis. Este estudo buscou desenvolver uma nova combinação de elementos táteis, visuais e auditivos, promovendo uma experiência de aprendizado inclusiva e interativa. Além disso, reforça a importância da representatividade na literatura infantil. Como recomendação, sugere-se a aplicação desses conceitos em outros materiais educativos e culturais | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Pessoas com deficiência visual - Educação | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantojuvenil | pt_BR |
dc.subject | Cegos - Escrita | pt_BR |
dc.title | Inclusão literária : o design Universal na transformação de livros infantis em experiências multissensoriais, com foco em crianças com deficiência visual | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |