Propostas de atividades pautadas no desenho universal para aprendizagem para avaliação de habilidades matemáticas no atendimento educacional especializado
Resumo
Resumo: A pesquisa foi realizada com estudantes que frequentam o Atendimento Educacional Especializado (AEE), nas áreas visual, pedagógica e de altas habilidades/superdotação. O estudo tem como foco a análise do desenvolvimento das habilidades matemáticas dos estudantes do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, atendidos no Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado (CMAEE), utilizando como referência os parâmetros estabelecidos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Neste contexto, identificou-se a necessidade de maior investimento pedagógico, especialmente em relação à acessibilidade e aos encaminhamentos pedagógicos. O problema da pesquisa reside na lacuna existente entre as práticas pedagógicas atuais e a necessidade de estratégias inclusivas e eficazes para o ensino de Matemática aos estudantes. O objetivo geral do estudo é analisar a aplicação de novas estratégias pedagógicas, utilizando materiais confeccionados a partir da abordagem do Desenho Universal e do Desenho Universal para Aprendizagem, que atendam às especificidades e particularidades dos estudantes. A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, conforme Lüdke e André, com base em uma intervenção pedagógica baseada em Damiani (2013) que entre outros autores explorou as ideias de Vygotsky, Mantoan, Sebástian Heredero, Rosa, Baraldi e CAST. Os resultados indicam a eficácia das estratégias pedagógicas sugeridas e a importância de uma abordagem mais personalizada e acessível para o ensino de matemática, promovendo uma melhor compreensão dos conceitos e habilidades matemáticas pelos estudantes atendidos Abstract: The research was carried out with students who attend the Specialized Educational Service (AEE), in the visual, pedagogical and high ability/gifted areas. The study focuses on analyzing the development of mathematical skills of Elementary School students – Early Years, attended at the Municipal Center for Specialized Educational Assistance (CMAEE), using as a reference the parameters established in the National Common Curricular Base (BNCC). In this context, the need for greater pedagogical investment was identified, especially in relation to accessibility and pedagogical referrals. The research problem lies in the gap between current pedagogical practices and the need for inclusive and effective strategies for teaching Mathematics to students. The general objective of the study is to analyze the application of new pedagogical strategies, using materials made from the Universal Design and Universal Design for Learning approaches, which meet the specificities and particularities of students. The methodology adopted was qualitative in nature, according to Lüdke and André, based on a pedagogical intervention based on Damiani (2013) who, among other authors, explored the ideas of Vygotsky, Mantoan, Sebástian Heredero, Rosa, Baraldi and CAST. The results indicate the effectiveness of the suggested pedagogical strategies and the importance of a more personalized and accessible approach to teaching mathematics, promoting a better understanding of mathematical concepts and skills by the students served
Collections
- Dissertações [202]