O ensino da Língua Inglesa relacionado ao entendimento de novos conceitos de estilo de vida sustentável
Resumo
Resumo: O projeto desenvolvido conectou o ensino de Língua Inglesa à Educação Ambiental, propondo um repositório digital como ferramenta para democratizar o acesso a práticas pedagógicas inovadoras. Durante o curso ANE, foram realizadas rodas de conversa virtuais no WhatsApp, que se mostraram acessíveis e eficazes para envolver os participantes em discussões sobre sustentabilidade, consumo consciente e linguagens que promovem a reflexão crítica. Essas interações permitiram o compartilhamento de experiências e saberes, fortalecendo a ideia de comunidade educadora. Além disso, oficinas presenciais como a produção de sabão caseiro no conceito "Zero Waste" concretizaram os debates virtuais, traduzindo conceitos em práticas aplicáveis ao cotidiano dos participantes. Essas atividades integraram teoria e prática, reforçando o impacto educacional e ambiental do projeto. A escolha por ferramentas digitais acessíveis e por ações práticas em contextos reais ampliou o alcance do projeto e incentivou a participação ativa da comunidade. As parcerias estabelecidas com outros projetos e territórios enriqueceram as ações, possibilitando a troca de diferentes perspectivas. Por exemplo, a colaboração com o projeto "Descarte de resíduos e pequenas atitudes" fortaleceu a articulação entre educadores e a reflexão coletiva sobre soluções sustentáveis. Essas iniciativas reforçaram a importância de uma educação conectada à realidade social e ambiental, promovendo alternativas educacionais mais inclusivas e significativas. As memórias de percurso mostram como alternativas educacionais, quando integradas ao meio ambiente, às linguagens e à colaboração comunitária, podem transformar o processo de ensino-aprendizagem. O projeto não apenas promoveu o desenvolvimento de conteúdos, mas também fortaleceu uma comunidade educadora comprometida com a construção de um futuro mais inclusivo e sustentável Abstract: The project connected English language teaching to Environmental Education, proposing a digital repository as a tool to democratize access to innovative pedagogical practices. During the ANE program, virtual discussion groups on WhatsApp proved to be accessible and effective in engaging participants in conversations about sustainability, conscious consumption, and languages that foster critical reflection. These interactions enabled the sharing of experiences and knowledge, strengthening the idea of an educating community. Additionally, in-person workshops, such as making homemade soap within the "Zero Waste" concept, translated virtual discussions into practical actions applicable to participants’ daily lives. These activities integrated theory and practice, reinforcing the educational and environmental impact of the project. The choice of accessible digital tools and practical actions in real contexts expanded the project’s reach and encouraged active community participation. Partnerships established with other projects and territories enriched the actions, allowing the exchange of diverse perspectives. For instance, collaboration with the project "Waste Disposal and Small Attitudes" strengthened articulation among educators and collective reflection on sustainable solutions. These initiatives emphasized the importance of education connected to social and environmental realities, fostering more inclusive and meaningful educational alternatives. The journey of this project illustrates how educational alternatives, when integrated with the environment, languages, and community collaboration, can transform the teaching-learning process. The project not only promoted the development of content but also strengthened an educating community committed to building a more inclusive and sustainable future.