| dc.contributor.advisor | Bica, Gabriela Schenato, 1978- | pt_BR |
| dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | pt_BR |
| dc.creator | Oliveira, Carlos Alberto de | pt_BR |
| dc.date.accessioned | 2025-03-17T16:45:37Z | |
| dc.date.available | 2025-03-17T16:45:37Z | |
| dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/95313 | |
| dc.description | Orientadora: Gabriela Bica | pt_BR |
| dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | pt_BR |
| dc.description | Inclui referências | pt_BR |
| dc.description.abstract | Resumo: Os ambientes que educam são espaços diversos, e no caso da Outdoor Education, são espaços abertos como pátios, parques, unidades de conservação, trilhas, praias entre outros. A proposta é levar pessoas de qualquer idade para essas áreas abertas, que servem de suporte para diferentes abordagens pedagógicas. Há uma sequência de ações bem delineadas: primeiro momento Eu com Eu ( preparatório); Eu com o Outro (preparatório) e Eu com o Meio (ação educativa). Este método foi desenvolvido a partir da necessidade de trabalhar questões epistemológicas quando no atendimento de públicos em Áreas Naturais Protegidas. Em setembro de 2024 foi realizada uma atividade preparatória com estudantes e equipe pedagógica de um CMEI vinculado ao município de Guaratuba. Em dezembro de 2024 houve a proposta de realização da trilha completa a partir do Morro do Boi em Matinhos. | pt_BR |
| dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
| dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
| dc.language | Português | pt_BR |
| dc.subject | Caminhada em trilhas | pt_BR |
| dc.subject | Educação ao ar livre | pt_BR |
| dc.subject | Escolas municipais - Guaratuba (PR) | pt_BR |
| dc.title | Ambientes que educam, um método de outdoor education | pt_BR |
| dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |