dc.contributor | xx | pt_BR |
dc.contributor.advisor | Sagatio, Sandra Guimarães | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.creator | X | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-03-15T12:48:15Z | |
dc.date.available | 2025-03-15T12:48:15Z | |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/95293 | |
dc.description | Coautor: Isabel Caroline Dudek | pt_BR |
dc.description | Orientadora: Sandra Guimarães Sagatio | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A presente pesquisa tem a intenção de analisar e compreender as práticas pedagógicas que envolvem jogos cooperativos no processo de alfabetização e letramento de crianças do 1° ano do Ensino Fundamental. A pesquisa se justifica há vista que, os jogos se fazem presentes no dia a dia das crianças e apresentam benefícios, como no desenvolvimento social e cognitivo, proporcionando autonomia nos momentos de aprendizagem. Para entender esses aspectos, utilizou-se de abordagens qualitativa e quantitativa, sendo elas revisão bibliográfica e aplicação de questionário, respectivamente. A fim de responder às questões como: o que são jogos cooperativos? Como as escolas utilizam ou não desse recurso pedagógico? Quais benefícios os jogos cooperativos apresentam para as crianças? De que forma os jogos cooperativos se relacionam com o processo de alfabetização e letramento? Assim, o questionário foi aplicado a duas professoras de diferentes escolas particulares da região metropolitana de Curitiba-PR, a fim de compreender como ocorre o emprego dos jogos cooperativos durante as práticas pedagógicas. Por meio desse questionário, observou-se que os jogos cooperativos, apesar de auxiliarem em vários aspectos do desenvolvimento integral da criança, são comumente empregados nos ambientes educacionais mais direcionados ao lazer ou a outras áreas do conhecimento, que não estão ligadas à alfabetização e letramento. Entretanto, pela análise das respostas de ambas as professoras, é notável o esforço cada vez maior em empregar essa metodologia de ensino na sala de aula, demonstrando que o lúdico está ganhando cada vez mais espaço e relevância nos processos de ensino-aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract : The present research aims to analyze and understand the pedagogical practices involving cooperative games in the literacy process of children in the 1st year of Elementary School. Due to games being part of children's daily lives and offer benefits such as social and cognitive development, providing autonomy in learning moments. To comprehend these aspects, both qualitative and quantitative approaches were employed, namely bibliographic review and questionnaire application, respectively. The goal is to address questions such as: What are cooperative games? How do schools use or don't use this pedagogical resource? What benefits do cooperative games present for children? How do cooperative games relate to the literacy process? Therefore, the questionnaire was answered by two teachers from different private schools in the metropolitan region of Curitiba-PR to understand how cooperative games are integrated into pedagogical practices. Through this research, it was observed that cooperative games, despite aiding in various aspects of the child's integral development, are commonly utilized in educational environments more focused on leisure or other knowledge areas than directly linked on literacy. However, analyzing the responses from both teachers, the noticeable effort to incorporate this teaching methodology in the classroom suggests that play is gaining more and more space and relevance in the teaching-learning processes. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Jogos cooperativos | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.title | Jogos cooperativos no processo de alfabetização e letramento | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |