Mostrar registro simples

dc.contributorFrança, Gabrielle da Silvapt_BR
dc.contributor.advisorLopes, Juliana Crespo, 1985-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.creatorKruger, Flavia Regina Buenopt_BR
dc.date.accessioned2025-03-22T14:18:23Z
dc.date.available2025-03-22T14:18:23Z
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/95291
dc.descriptionOrientador: Prof.ª Dr.ª Juliana Crespo Lopespt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogiapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Refletir sobre uma educação inclusiva que busca atender as diferentes demandas de todos os estudantes é de suma importância no âmbito pedagógico. Pensando nisso, este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) buscou investigar a respeito do processo de inclusão de pessoas autistas no contexto educacional do ensino regular, tendo como foco principal, investigar as contribuições do Plano Educacional Individualizado (PEI) como uma ferramenta facilitadora durante o processo de inclusão. Fomentamos, a partir de uma revisão bibliográfica, uma discussão acerca dos principais questionamentos que devem estar presentes ao se pensar em estratégias de ensino inclusivas. Além disso, organizamos diretrizes que podem auxiliar os profissionais no momento de construção de um PEI. Por fim, entendemos que embora o PEI seja um instrumento cada vez mais utilizado dentro do processo de inclusão, ainda existem poucos estudos que o abordem fazendo relação da teoria com a prática, se fazendo necessário, dessa forma, a produção de mais materiais que possam auxiliar o professor a nível práticopt_BR
dc.description.abstractThe act of reflecting on an inclusive education framework that seeks to meet the different demands of all students is of paramount importance in the pedagogical context. This monograph sought to investigate the process of including autistic people in the mainstream educational context, with the focus being to investigate the contributions of the Individualized Educational Plan (PEI) as a facilitating tool during the inclusion process. Based on a bibliographical review, we discuss the main questions that must be taken into consideration when thinking about inclusive teaching strategies. Furthermore, we have organized guidelines that can assist professionals when building a PEI. Finally, we understand that although the PEI is an instrument increasingly used within the inclusion process, there are still few studies that approach it by relating theory to practice, making it necessary, therefore, to produce more materials that can assist the teacher on a practical levelpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectPlanejamento educacionalpt_BR
dc.titleAutismo e inclusão : o PEI como ferramenta facilitadora para a inclusãopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples