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dc.contributor.advisorCésar, Maria Rita de Assis, 1964-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorRocha, Mariani Viegas dapt_BR
dc.date.accessioned2025-03-11T17:26:42Z
dc.date.available2025-03-11T17:26:42Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/95246
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Maria Rita de Assis Césarpt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 30/08/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: A partir de uma variável de discursos e instituições, os corpos femininos foram educados por preceitos morais, sob coerção e violência. As instituições responsáveis por instituir um "regime de verdade" sobre esses corpos ancoravam-se em concepções de caráter natural e biológico. Desse modo, a partir das relações de poder, produzindo assimetrias nas relações de gênero. Pautado na moralidade, no pudor e no controle, o corpo vestido é atravessado e "fabricado" por esses discursos. Com base nos Estudos de Gênero e nas Teorizações Foucaultianas, este trabalho tem como objetivo analisar, por intermédio das narrativas das universitárias, os processos de subjetivação dos corpos femininos universitários por meio do olhar do outro. Este olhar pode ser de desejo, assédio, importunação, julgamento e/ou censura, configurando-se não como uma violência em termos legais, mas atravessando, produzindo e subjetivando as mulheres no momento da escolha do que vestir. Essa pesquisa possibilitou a compreensão dos processos de subjetivação do corpo vestido das universitárias, bem como a identificação do cuidado de si como mecanismo estratégico de resistência desses corpospt_BR
dc.description.abstractAbstract: Through a variety of discourses and institutions, women's bodies have been shaped by moral rules under coercion and violence. The institutions responsible for establishing a "regime of truth" about these bodies were anchored in natural and biological conceptions. Consequently, power relations produced asymmetries in gender relations. Grounded in morality, modesty, and control, the dressed body is imbued and "fabricated" by these discourses. Based on Gender Studies and Foucauldian Theories, this study aims to analyze, through the narratives of female university students, the processes of subjectivation of female scholar bodies mediated by the other’s gaze. This gaze may manifest as desire, harassment, intrusion, judgment, and/or censorship, not constituting violence in legal terms but crossing, shaping, and subjectivating women during the act of choosing what to wear. This research made possible an understanding of the processes of subjectivation of the dressed bodies of female scholar students and identified self-care as a strategic mechanism of resistance for these bodiespt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCorpo femininopt_BR
dc.subjectGenero - Educaçãopt_BR
dc.subjectEstudantes universitáriaspt_BR
dc.subjectRoupas femininaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleNarrativas que tecem os corpos femininos : o corpo vestido das universitárias da UFPRpt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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