dc.contributor.advisor | Godoy, Elena, 1947- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Letras | pt_BR |
dc.creator | Morosov, Ivete | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-03-10T19:26:04Z | |
dc.date.available | 2025-03-10T19:26:04Z | |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/95226 | |
dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Elena Godoy | pt_BR |
dc.description | Tese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras. Defesa : Curitiba, 06/12/2024 | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description | Área de concentração: Estudos Linguísticos | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: A presente pesquisa se insere na área de Pragmática Interacional e tem como objetivo investigar os fatores pragmalinguísticos e sociopragmáticos que afetam as comunicações radiotelefônicas entre pilotos e controladores de voos internacionais, considerando seu potencial impacto na prevenção de acidentes aéreos. O trabalho analisa transcrições das gravações de voz das caixas pretas de acidentes com aeronaves de voos internacionais para identificar e categorizar os atos de fala presentes nas interações verbais. O estudo se fundamenta nos conceitos fornecidos por teorias pragmáticas sobre atos de fala (Austin, 1962; Searle, 1969, 1975, 1976, 1979), polidez (Brown; Levinson, 1978/1987) e no princípio de cooperação (Grice, 1975). Nas interações entre pilotos e controladores de tráfego aéreo, a língua desempenha um papel significativo, especialmente na construção de atos comunicativos que têm o propósito de desencadear ações coordenadas. A investigação parte da hipótese de que o uso linguístico pode refletir a variação de polidez no tratamento entre controladores e pilotos levando a mal entendidos. Com base na Teoria da Polidez, busca-se identificar estratégias pragmático-linguísticas, com foco na abordagem bald on record (exigida pela Fraseologia Aeronáutica) para entender como ocorre a comunicação organizacional entre controladores e pilotos, principalmente em situações que envolvem o uso da língua inglesa, exigindo um entendimento mútuo quando não há expressões prescritas ou quando informações precisam ser esclarecidas ou complementadas. Os dados coletados foram obtidos por meio de um questionário Likert aplicado a controladores de tráfego aéreo e pilotos de voos internacionais, permitindo uma comparação sistemática das preferências em relação a diferentes atos de fala. Essa análise identificou padrões e diferenças significativas entre as respostas dos participantes, focando na efetividade da comunicação, clareza das instruções, colaboração entre as partes, uso de jargões técnicos e gestão de conflitos. Os resultados quantitativos evidenciaram diferenças nas percepções de controladores e pilotos sobre a comunicação radiotelefônica, destacando a necessidade de treinamento conjunto para aprimorar a clareza, a eficácia da fraseologia e a gestão da comunicação intercultural. Essas respostas contribuem para uma compreensão mais aprofundada das dinâmicas comunicativas entre pilotos e controladores de voos internacionais, destacando a relevância de estratégias pragmáticas e polidez para garantir a segurança e a eficiência das operações aéreas. As descobertas desta investigação têm potencial para informar práticas de treinamento e comunicação que possam ajudar a reduzir riscos e prevenir acidentes na aviação | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract: The present research falls within the field of Interactional Pragmatics and aims to investigate the pragmatic and sociopragmatic factors that affect radiotelephone communications between pilots and controllers of international flights, considering their potential impact on preventing air accidents. The research analyzes transcriptions of voice recordings from black boxes of international flight accidents to identify and categorize speech acts present in the communications. The study is grounded in concepts provided by pragmatic theories concerning speech acts (Austin, 1962; Searle, 1969, 1975, 1976, 1979), politeness (Brown; Levinson, 1978/1987), and the principle of cooperation (Grice, 1975). In interactions between pilots and air traffic controllers, language plays a significant role, especially in constructing communicative acts aimed at triggering coordinated actions. The investigation is based on the hypothesis that linguistic usage can reflect variations in politeness in the treatment between controllers and pilots, leading to misunderstandings. Using the Politeness Theory as a framework, the study seeks to identify pragmatic-linguistic strategies, with a focus on the bald on record approach (required by Aeronautical Phraseology) to understand how organizational communication occurs between controllers and pilots, particularly in situations involving the use of the English language, requiring mutual understanding when there are no prescribed expressions or when information needs to be clarified or supplemented. The research data was collected through a Likert questionnaire administered to air traffic controllers and pilots of international flights, enabling a systematic comparison of preferences regarding different speech acts. This analysis identified patterns and significant differences between the participants' responses, focusing on communication effectiveness, clarity of instructions, collaboration between parties, use of technical jargon, and conflict management. The quantitative results revealed differences in the perceptions of air traffic controllers and pilots regarding radiotelephonic communication, highlighting the need for joint training to improve clarity, the effectiveness of phraseology, and the management of intercultural communication. These findings contribute to a deeper understanding of communicative dynamics between pilots and air traffic controllers in international flights, highlighting the relevance of pragmatic strategies and politeness in ensuring safety and efficiency in air operations. The discoveries from this research have the potential to inform training and communication practices that may help reduce risks and prevent aviation accidents | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Pragmática | pt_BR |
dc.subject | Aeronáutica | pt_BR |
dc.subject | Fraseologia | pt_BR |
dc.subject | Letras | pt_BR |
dc.title | Nas entrelinhas dos céus : uma análise pragmática da comunicação na aviação civil | pt_BR |
dc.type | Tese Digital | pt_BR |