dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | pt_BR |
dc.creator | Sypczuk, Alexandra Rubian da Silva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-03-10T14:24:59Z | |
dc.date.available | 2025-03-10T14:24:59Z | |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/95215 | |
dc.description | Orientador não citado | pt_BR |
dc.description | Mediadora Institucional: Susan Regina Raittz Cavallet | pt_BR |
dc.description | Comitê de Mediação: Alexandro Cardoso, Carla Agulham, Josililian Alberton | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova em Educação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este trabalho procurou conectar a educação formal, informal, e popular integrando a economia circular como tema motivador no ambiente educacional, destacando como premissa a forma de comunicação entre os discentes, docentes, direção, e funcionários da escola. Sendo relevante para a promoção da sustentabilidade e formação de cidadãos conscientes. Com a pretensão de transformar a rotina dos estudantes, professores, funcionários e seus familiares, a partir da conscientização ambiental, praticando estratégias inovadoras para o alcance de todos. A partir da análise do modelo econômico linear, propõe-se uma transição para práticas que priorizem a reutilização de recursos e a regeneração de materiais. O projeto, desenvolvido no Colégio Estadual Santa Gemma Galgani, envolveu alunos do Ensino Médio Técnico em Administração na aplicação dos princípios dos 5R's: repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar. As atividades incluíram entrevistas, análise de fluxos internos e proposições de melhorias sustentáveis. O estudo aponta que iniciativas como essa podem servir como modelos replicáveis para outras instituições, promovendo impactos positivos na comunidade e no meio ambiente. Os resultados evidenciam a necessidade de maior engajamento institucional e o potencial transformador da educação como ferramenta de conscientização e mudança social. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental - Curitiba (PR) | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento sustentável - Curitiba (PR) | pt_BR |
dc.subject | Reciclagem - Indústria - Curitiba (PR) | pt_BR |
dc.title | ECONOMIA CIRCULAR E EDUCAÇÃO : Estratégias transformadoras para o desenvolvimento sustentável | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |