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    A complexidade a favor dos processos formativos : teares de uma formação matemática voltada à educação infantil

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    R - T - PAULO ROBSON DUARTE BARBOSA.pdf (8.357Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Barbosa, Paulo Robson Duarte
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: A formação matemática do professor de Educação Infantil foi o tema central de discussão desta pesquisa que teve como objetivo evidenciar como um processo formativo articulado à prática letiva pode possibilitar aprendizagem matemática à professores de Educação Infantil. A complexidade, na perspectiva do pensamento complexo, foi a matriz teórica que orientou a investigação fundamentando e subsidiando o processo formativo, fenômeno desta pesquisa. De abordagem qualitativa, do tipo exploratória, de natureza interpretativa, a pesquisa foi realizada no contexto laboral de quatro profissionais (três professores e uma coordenadora pedagógica) responsáveis por turmas que abrangiam crianças pequenas de 4 e 5 anos. Para tanto, o grupo focal e a observação participante foram os instrumentos de produção e de coleta de dados. A interpretação de toda empiria obtida deu-se com o amparo da análise de conteúdo, especificamente, por vias da técnica de análise da enunciação, mediante as orientações de Bardin (2016). Levando em consideração os dados advindos de um processo formativo dialógico, racionalmente aberto e colaborativo, pode-se afirmar que os participantes da pesquisa tiveram a oportunidade de explorar, de redimensionar e de expandir seus conhecimentos sobre a Matemática para crianças pequenas. Eles puderam durante o processo: conduzir experiências de forma consciente e intencional; discutir e modelar abordagens metodológicas; relacionar conceitos a suas práticas pedagógicas; refletir e avaliar criticamente as experiências empreendidas e, especialmente, perceber a Matemática como um bem social que se relaciona com a realidade vivida. Conclui se, assim, que um processo formativo, amparado pela complexidade, pode minimizar a visão fragmentada, compartimentada e descontextualizada do fazer pedagógico, proporcionando a compreensão da Matemática como uma ciência relacional que se conecta inevitavelmente com outros conhecimentos
     
    Abstract: The mathematical training of Early Childhood Education teachers was the central theme of discussion in the research, which aimed to highlight how a formative process articulated with the teaching practice can enable mathematical learning for Early Childhood Education teachers. Complexity, from the perspective of complex thinking, was the theoretical matrix that guided the investigation, grounding and subsidizing the formative process – the phenomenon of this research. With a qualitative and exploratory approach, and an interpretative nature, the research was carried out in the work context of four professionals (three teachers and a pedagogical coordinator) responsible for classes that included young children aged 4 and 5 years. To this end, the focus group and participant observation were the instruments for production and data collection. The interpretation of the empiricism obtained occurred with the support of content analysis, specifically through the technique of enunciation analysis, considering the guidelines of Bardin (2016). Taking into account the data from a dialogical, rationally open, and collaborative formative process, it can be stated that the research participants had the opportunity to explore, measure, and expand their knowledge about Mathematics for young children. During the process they were able to conduct experiences consciously and intentionally; to discuss and model methodological approaches; to relate concepts to their pedagogical practices; to reflect and critically evaluate the experiences undertaken and, especially, to perceive Mathematics as a social good that is related to the living reality. It is concluded, therefore, that a formative process, supported by complexity, can minimize the fragmented, compartmentalized, and decontextualized view of the pedagogical practice, providing the understanding of Mathematics as a relational science that inevitably connects with other knowledge
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/95193
    Collections
    • Teses [445]

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