O processo de produção do conhecimento histórico e o novo ensino médio : a ideologia neoliberal na Base Nacional Comum Curricular e no referencial curricular do Paraná
Resumo
Resumo: Este trabalho de investigação tem como objeto de estudo o processo de produção do conhecimento histórico desenvolvido no ambiente escolar, por meio do ensino de História – a Didática da História - de professoras e professores que trabalharam com o novo Ensino Médio, com os currículos nacional, a Base Nacional Comum Curricular e do estado – o Referencial Curricular do Paraná, com sua estrutura orientadora fundamentada por princípios neoliberais. O objetivo principal foi refletir sobre o conhecimento histórico produzido em sala de aula pautado na epistemologia da história, frente às diversidades ocorridas pelas mudanças curriculares para as aulas de História pós Reforma do Ensino Médio – por meio da Lei nº 13.415/2017 e posterior implementação gradativa do novo Ensino Médio no estado do Paraná (2022- 2024). A sistematização para a análise dos dados coletados no campo empírico foi pautada nas técnicas da pesquisa qualitativa, conforme subsídios teóricos e metodológicos no domínio científico da Educação Histórica, tendo como aporte teórico principal para reflexões analíticas das narrativas de professores e professoras de História que trabalharam com o novo Ensino Médio durante a implementação, fundamentado na Didática da História com base na sua própria epistemologia para formação do conhecimento histórico, a defesa do uso do conhecimento científico adotado pela pedagogia histórico-crítica em contraponto aos discursos neoliberais da classe dominante que adentraram aos currículos escolares. O percurso teórico e prático trouxe algumas reflexões a respeito dos caminhos de luta e resistência encontrado pelos(as) docentes para trabalharem com a aulas de História, mesmo em meio a tantas dificuldades e retrocessos que se apresentaram e se apresentam nos ambientes escolares no estado do Paraná Abstract: This research focuses on the process of producing historical knowledge developed in the school environment through the teaching of History – the Didactics of History – by teachers who worked with the new High School curriculum, including the national curriculum (Common National Curriculum Base - BNCC) and the state curriculum (Paraná's Referential Curriculum), whose guiding structure is based on neoliberal principles. The main objective was to reflect on the historical knowledge produced in the classroom, based on the epistemology of history, in light of the diversities arising from curricular changes in History classes following the High School Reform – through Law No. 13,415/2017 and the subsequent gradual implementation of the new High School model in the state of Paraná (2022-2024). The systematization for the analysis of data collected in the empirical field was based on qualitative research techniques, according to theoretical and methodological contributions from the scientific domain of Historical Education, having as its main theoretical foundation the analytical reflections on the narratives of History teachers who worked with the new High School model during its implementation, grounded in the Didactics of History and its own epistemology for the formation of historical knowledge, the defense of the use of scientific knowledge adopted by critical historical pedagogy as a counterpoint to the neoliberal discourses of the dominant class that have entered school curricula. The theoretical and practical journey brought some reflections on the struggles and acts of resistance undertaken by teachers to work with History classes, even in the face of numerous challenges and setbacks that have emerged and persist in school environments across the state of Paraná
Collections
- Teses [438]