dc.contributor.advisor | John, Valquíria Michela, 1976- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismo | pt_BR |
dc.creator | Silveira, Izabela Morvan da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-27T14:06:35Z | |
dc.date.available | 2025-02-27T14:06:35Z | |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/95162 | |
dc.description | Orientadora: Prof(a). Dr(a). Valquíria Michela John | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Jornalismo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Ao analisarmos a construção arquetípica da bruxa, observamos uma série de representações audiovisuais e literárias que retratam uma mulher velha, de pele enrugada, que utiliza seu caldeirão para criar poções malignas e disfarçar sua real aparência. Contudo, a construção desse imaginário é enviesada, baseada em séculos de opressão, tortura e morte de mulheres julgadas por uma sociedade patriarcal e fundamentalista, tendo como agente principal a Igreja Católica. A caça às bruxas se estendeu entre os séculos XV e XVII, abrangendo grande parte do continente europeu, com o objetivo de impor uma ordem social contrária à heresia e focada no controle do corpo feminino, sob a justificativa de exterminar a presença do Diabo e as forças malignas da Terra. Esse movimento alcançou o Novo Mundo — continente americano — por meio dos colonizadores espanhóis, ingleses e portugueses, difundindo-se na perseguição dos praticantes das crenças ameríndias, resultando no extermínio da cultura religiosa desses povos e na catequização pela fé cristã. No contexto do Brasil, temos ainda a questão do sincretismo religioso, com a intolerância às religiões de matriz africana trazidas pelos povos escravizados. Avançando na história, temos no Paraná, umaprofundamento do esoterismo, com personagens que enriqueceram o contexto mitológico da capital do estado. Assim, o presente trabalho, por meio de um projeto de uma web-reportagem em formato long form, propõe-se a analisar tal contexto histórico existente, voltando-se agora para a identificação do cenário atual e investigação de quem são as novas bruxas de Curitiba, e como se dá a representação das práticas místicas na capital. Para isso, foram realizadas sete entrevistas com mulheres que se autodenominam bruxas. Como resposta obtida, é notado agora uma relação entre o fortalecimento da cultura da feitiçaria com o fomento de um mercado consumidor interessado no misticismo, que vem se expandindo entre práticas, cursos, convenções e produtos holísticos, e que busca resgatar uma conexão, quase que ancestralmente materna. com o lado espiritual das velhas bruxas | pt_BR |
dc.description.abstract | Abstract : When analyzing the archetypal construction of the witch, we observe a series of audiovisual and literary representations that depict an old woman with wrinkled skin, who uses her cauldron to create evil potions and disguise her true appearance. However, the construction of this imagery is biased, based on centuries of oppression, torture, and death of women judged by a patriarchal and fundamentalist society, with the Catholic Church as the main agent. The witch hunts extended from the 15th to the 17th century, covering much of the European continent, with the goal of imposing a social order against heresy and focused on controlling the female body, under the pretext of eradicating the presence of the Devil and evil forces from the Earth. This movement reached the New World—the American continent—through Spanish, English, and Portuguese colonizers, spreading through the persecution of practitioners of Amerindian beliefs, resulting in the extermination of these peoples' religious culture and the imposition of Christian catechism. In the context of Brazil, we also face the issue of religious syncretism, with intolerance toward African-rooted religions brought by enslaved peoples. Moving forward in history, in the state of Paraná, there is a deepening of esotericism, with characters that enriched the mythological context of the state's capital. Thus, this work, through a web-reportage project in longform format, aims to analyze this historical context, now turning to identify the current scenario and investigate who the new witches of Curitiba are, and how the representation of mystical practices in the capital occurs. To this end, seven interviews were conducted with women who identify themselves as witches. The findings indicate a relationship between the strengthening of witchcraft culture and the development of a consumer market interested in mysticism, which has been expanding through practices, courses, conventions, and holistic products, seeking to restore a connection, almost ancestrally maternal, with the spiritual side of the old witches | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Feiticeiras - Curitiba (PR) | pt_BR |
dc.subject | Ciências ocultas | pt_BR |
dc.subject | Reportagem em forma literária | pt_BR |
dc.title | "Nem toda feiticeira é corcunda" : um retrato da bruxaria contemporânea em Curitiba | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |