Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFaxina, Elson, 1956-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismopt_BR
dc.creatorSilva, Deyse Carvalho dapt_BR
dc.date.accessioned2025-02-25T19:03:39Z
dc.date.available2025-02-25T19:03:39Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/95126
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Elson Faxinapt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Jornalismopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : As transmissões ao vivo na plataforma TikTok se consolidaram como um espaço dinâmico de interação social e geração de renda, criando relações complexas entre streamers e presenteadores. Este estudo investiga essas interações, com ênfase nas "Batalhas de Lives" e suas implicações. O objetivo principal é analisar as estratégias de monetização adotadas pelos streamers e os comportamentos dos presenteadores, destacando como práticas como o networking e o fake love influenciam a fidelização e o engajamento financeiro. Para a produção, a observação participante nas transmissões e entrevistas com os envolvidos, possibilitou uma análise aprofundada das interações. Observou-se que os streamers dependem de redes de relacionamento e da criação de vínculos emocionais, muitas vezes forjados, para garantir sua renda. Por sua vez, os presenteadores frequentemente agem impulsionados por necessidades de validação social e recompensas imediatas, o que pode resultar em comportamentos de consumo excessivo. Assim, as transmissões ao vivo emergem como uma nova forma de economia digital, mas que suscitam questões sobre os limites entre entretenimento, exploração emocional e consumo.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : Live broadcasts on TikTok have established themselves as a dynamic space for social interaction and income generation, creating complex relationships between streamers and gifters. This study investigates these interactions, with a focus on "Live Battles" and their implications. The main objective is to analyze the monetization strategies adopted by streamers and the behaviors of gifters, highlighting how practices such as networking and fake love influence loyalty and financial engagement. Through participant observation in live streams and interviews with those involved, an in-depth analysis of these interactions was conducted. It was observed that streamers rely on relationship networks and the creation of emotional bonds, often fabricated, to secure their income. Conversely, gifters often act driven by needs for social validation and immediate rewards, which can result in excessive consumption behaviors. Thus, live broadcasts emerge as a new form of digital economy, raising questions about the boundaries between entertainment, emotional exploitation, and consumptionpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectTikTok (Rede social on-line)pt_BR
dc.subjectIndústria de entretenimentopt_BR
dc.subjectComunicação de massa - Aspectos econômicospt_BR
dc.subjectConsumo (Economia)pt_BR
dc.titleAlém do mar de rosas : vício em jogos e falsos relacionamentos têm formado milionários no TikTok live : uma reportagem longformpt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples