A ciência pela ótica da Agência Estadual de Notícias : uma análise das iniciativas de popularização da ciência desenvolvidas pelo Governo do Estado do Paraná
Resumo
Resumo : O presente trabalho objetiva a identificação das iniciativas de popularização da ciência, em comparação com um levantamento geral das demais matérias, desenvolvidas pelo Governo do Estado do Paraná na Agência Estadual de Notícias, órgão vinculado à Secretaria da Comunicação do Paraná e responsável pela edição e disseminação de conteúdos jornalísticos produzidos pelas assessorias de comunicação das instituições públicas ligadas ao segmento da Ciência e Tecnologia no estado. A pesquisa classificou todas as 483 matérias publicadas no período de janeiro a dezembro de 2023 nas editorias de Ensino Superior e Ciência e Tecnologia, de acordo com a metodologia da Análise de Conteúdo, em diálogo com os conceitos de Comunicação Pública, Divulgação Científica, Jornalismo, Assessoria de Comunicação e Agências de Notícias. Também foram classificadas as fontes utilizadas nas reportagens e a ordem em que apareceram com o intuito de identificar destaque concedido a pesquisadores, os profissionais responsáveis pelas inovações científicas e tecnológicas, e o que foi voltado para a construção da imagem pessoal dos gestores do poder público. Dentre os principais resultados encontrados estão: a maior parte das matérias classificadas foram de serviços, que representam 44,5% do total; enquanto as matérias com foco na popularização da ciência correspondem a apenas 7.8% das 483 matérias codificadas. Na classificação das fontes, os pesquisadores representam 18,9% do número total de fontes contatadas na elaboração dos textos, por outro lado gestores do poder público e das universidades somam 73,2% de todas as 653 fontes Abstract : The aim of this study is to identify initiatives to popularize science, in comparison with a general survey of other articles, developed by the Paraná State Government in the State News Agency, a body linked to the Paraná Communication Secretariat and responsible for editing and disseminating journalistic content produced by the communication departments of public institutions linked to the Science and Technology segment in the state. The research classified all 483 articles published between January and December 2023 in the Higher Education and Science and Technology sections, according to the Content Analysis methodology, in dialogue with the concepts of Public Communication, Scientific Dissemination, Journalism, Communication Advisory Services and News Agencies. The sources used in the reports and the order in which they appeared were also classified to identify the prominence given to researchers, the professionals responsible for scientific and technological innovations, and what was focused on building the personal image of government managers. Among the main results found were: most of the classified articles were about services, which accounted for 44.5% of the total; while articles focusing on popularizing science accounted for only 7.8% of the 483 articles coded. In the classification of sources, researchers account for 18.9% of the total number of sources contacted in the preparation of the texts, while government and university managers account for 73.2% of all 653 sources
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