Prática pedagógica de docentes de estudantes surdos em contexto bilíngue à luz dos pressupostos teórico-metodológicos do pensamento complexo
Resumo
Resumo: O estudante surdo requer em sala de aula uma diversidade de práticas pedagógicas visuais que potencialize sua capacidade de aprendizagem. Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar a prática pedagógica de docentes que ensinam estudantes surdos em contexto bilíngue na escola pública da rede municipal de ensino de Arapiraca (AL), e como objetivos específicos: a) Caracterizar as similaridades e as diferenças entre as práticas pedagógicas dos docentes de sala de aula regular e dos docentes de sala de Atendimento Educacional Especializado; b) Descrever a prática pedagógica de docentes que ensinam estudantes surdos em contexto bilíngue na escola pública da rede municipal de ensino de Arapiraca (AL); c) Sistematizar estratégias pedagógicas para práticas de docentes que ensinam estudantes surdos em contexto bilíngue sob os pressupostos teóricos do pensamento complexo. Base de sustentação teórica sobre o pensamento complexo: Mariotti (2010); Morin (1984, 2002, 2003, 2005, 2007, 2011, 2015, 2015a, 2020); Morin; Ciurana e Motta, (2003); Behrens e Prigol (2019);_Moraes (2007, 2008, 2019); Moraes e Valente (2008); Sá (2019). O estudo sobre educação dialogou com Mello (2009); Eagleton (2011); Certeau (1995); Laraia (2001); Morais (2022). Sob a lente investigativa da temática sobre a Educação bilíngue, língua, bilinguismo: Quadros (1997, 2006, 2015, 2019); Laborit (2000); Vilhalva (2004); Brasil (1996, 2002, 2005, 2021); Gonçalves (2016); Souza (2022); Silva (2015). No tocante à identidade, cultura surda, práticas pedagógicas bilíngues: Strobel (2008); Sá (2010); Perlin (2005); Reis (2013). A presente pesquisa está afilhada a uma abordagem qualitativa (Flick, 2009; Oliveira, 2007; Minayo, 2021) e se inscreve como um estudo de casos múltiplos (Stake, 2013; Yin, 2015). Utilizou-se para construção da coleta de informações: questionários, entrevistas semiestruturadas, observação e roda de conversa (Afonso; Abade, 2008; Warschauer, 2017). Os participantes da pesquisa foram os docentes de sala de aula regular e os docentes de Atendimento Educacional Especializado (AEE) que ensinam estudantes surdos. A análise das informações colhidas na pesquisa empírica deu-se com base nos pressupostos teórico-metodológicos do pensamento complexo de Edgar Morin. No processo de codificação preliminar dos dados coletados para a análise, utilizou-se o software webQDA. Os resultados da pesquisa apontaram que: os docentes de sala de aula comum e da sala AEE percorrerem desafios didáticos pedagógicos para alfabetizarem/escolarizarem os estudantes surdos em ambiente de contexto bilíngue. Identificou-se que os docentes precisam de uma rede de apoio da escola; as docentes adotam uma metodologia interativa que promove a socialização, a realização de trabalhos em grupo e o incentivo à leitura. Compreende-se que, a estimulação ao protagonismo, à valorização subjetiva do ser humano e o respeito às experiências visuais são imprescindíveis ao estudante surdo no contexto educacional bilíngue. Constatou-se a disseminação da língua de sinais; a promoção da cultura e a valorização dos estudantes surdos e de suas subjetividades. A investigação apontou estratégias pedagógicas para práticas de docentes que ensinam estudantes surdos em contexto bilíngue. Com base no nosso estudo, consideramos as principais Estratégias/Indicadores que emergiram da nossa pesquisa: A comunicação e/ou interação do docente com uso da Libras com estudante surdo em sala de aula regular e/ou (AEE) Atendimento Educacional Especializado em ambiente de contexto bilíngue; a comunicação e/ou interação do docente com uso da Libras com estudante surdo em sala de aula regular e/ou (AEE) Atendimento Educacional Especializado em ambiente de contexto bilíngue; as políticas públicas de formação continuada para práticas pedagógicas bilíngues ao estudante surdo; respeito, valorização, acolhimento e apoio de utilização de práticas pedagógicas visuais de acordo com os atributos de costumes, hábitos, cultura e língua em ambiente escolar; instituir rede de apoio humano, afetivo, escuta ativa potencializa as práticas pedagógicas em contexto bilíngue; promoção a socialização trabalho em grupo e conhecimento como prática pedagógica chave na vida pessoal e acadêmica do estudante surdo; perspectiva global, multidimensional e complexo, com foco na Escola, Projeto Político Pedagógico, Currículo, Infraestrutura, TIC, Setor de gestão escolar; respeito, valorização, acolhimento e apoio de utilização de práticas pedagógicas visuais de acordo com os atributos de costumes, hábitos, cultura e língua em ambiente escolar Abstract: Deaf students require a variety of visual pedagogical practices in the classroom to enhance their learning capacity. The general objective of this research was to investigate the pedagogical practices of teachers who teach deaf students in a bilingual context in a public school in the municipal education system of Arapiraca (AL), and the specific objectives were: a) To characterize the similarities and differences between the pedagogical practices of regular classroom teachers and teachers in Specialized Educational Services classrooms; b) To describe the pedagogical practices of teachers who teach deaf students in a bilingual context in a public school in the municipal education system of Arapiraca (AL); c) To systematize pedagogical strategies for the practices of teachers who teach deaf students in a bilingual context under the theoretical assumptions of complex thinking. Theoretical basis for complex thinking: Mariotti (2010); Morin (1984, 2002, 2003, 2005, 2007, 2011, 2015, 2015a, 2020); Morin; Ciurana and Motta, (2003); Behrens and Prigol (2019); Moraes (2007, 2008, 2019); Moraes and Valente (2008); Sa (2019). The study on education dialogued with Mello (2009); Eagleton (2011); Certeau (1995); Laraia (2001); Morais (2022). Under the investigative lens of the theme on bilingual education, language, bilingualism: Quadros (1997, 2006, 2015, 2019); Laborit (2000); Vilhalva (2004); Brazil (1996, 2002, 2005, 2021); Gonçalves (2016); Souza (2022); Silva (2015). Regarding identity, deaf culture, bilingual pedagogical practices: Strobel (2008); Sa (2010); Perlin (2005); Reis (2013). This research is based on a qualitative approach (Flick, 2009; Oliveira, 2007; Minayo, 2021) and is a multiple case study (Stake, 2013; Yin, 2015). The following were used to construct the information collection: questionnaires, semi-structured interviews, observation and conversation circles (Afonso; Abade, 2008; Warschauer, 2017). The participants in the research were regular classroom teachers and Specialized Educational Assistance (AEE) teachers who teach deaf students. The analysis of the information collected in the empirical research was based on the theoretical and methodological assumptions of Edgar Morin's complex thinking. In the preliminary coding process of the data collected for analysis, the webQDA software was used. The results of the research indicated that: regular classroom and AEE teachers overcome didactic and pedagogical challenges to teach deaf students to read and write in a bilingual context. It was identified that teachers need a support network from the school; teachers adopt an interactive methodology that promotes socialization, group work and encouragement of reading. It is understood that stimulating protagonism, the subjective appreciation of the human being and respect for visual experiences are essential for deaf students in the bilingual educational context. The dissemination of sign language was observed; the promotion of culture and the appreciation of deaf students and their subjectivities. The research pointed out pedagogical strategies for the practices of teachers who teach deaf students in a bilingual context. Based on our study, we considered the main Strategies/Indicators that emerged from our research: Communication and/or interaction of the teacher using Libras with a deaf student in a regular classroom and/or (AEE) Specialized Educational Assistance in a bilingual context environment; communication and/or interaction of the teacher using Libras with a deaf student in a regular classroom and/or (AEE) Specialized Educational Assistance in a bilingual context environment; public policies for continuing education for bilingual pedagogical practices for deaf students; respect, appreciation, acceptance and support for the use of visual pedagogical practices according to the attributes of customs, habits, culture and language in a school environment; establishing a network of human, affective support, active listening enhances pedagogical practices in a bilingual context; promoting socialization, group work and knowledge as a key pedagogical practice in the personal and academic life of deaf students; global, multidimensional and complex perspective, focusing on the School, Political Pedagogical Project, Curriculum, Infrastructure, ICT, School Management Sector; respect, appreciation, acceptance and support for the use of visual pedagogical practices according to the attributes of customs, habits, culture and language in the school environment
Collections
- Teses [435]