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dc.contributor.authorCordova, Rafael
dc.contributor.authorJardim e Silva, Leonardo
dc.contributor.authorAlves, Vinicius Bonin
dc.date.accessioned2025-02-24T23:06:02Z
dc.date.available2025-02-24T23:06:02Z
dc.date.issued2024-12-16
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/95058
dc.descriptionO material consiste num plano de aula voltado ao 8° ano dividido em 3 etapas, duas em sala de aula e uma em campo. O objetivo desse plano é desenvolver junto aos alunos o pensamento geográfico e noções de percepção do espaço no entorno da escola, através da produção de um material cartográfico. Além do plano de aula, será disponibilizado um tutorial de como utilizar o aplicativo Avenza Maps e como realizar as atividades dentro dele, voltado ao docente.pt_BR
dc.description.abstractEsse plano de aula propõe o uso da cartografia participativa como metodologia para explorar a percepção do entorno escolar pelos alunos. Esse processo, inspirado na abordagem de Seemann (2003) permitirá que os estudantes expressem suas visões pessoais e coletivas do espaço ao redor da escola, promovendo uma reflexão crítica sobre as relações entre ambiente, sociedade e cultura. A atividade busca integrar práticas pedagógicas interativas e colaborativas, estimulando o senso de pertencimento ao lugar e o protagonismo dos educandos, com o objetivo de utilizar da percepção como ponto de partida para a compreensão prática da cartografia como processo coletivo e participativo, reflexo de uma construção histórica, política e social.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherTrabalho final da disciplina de Geotecnologias no ensino de Geografiapt_BR
dc.relation.ispartofseries1;
dc.subjectGeografiapt_BR
dc.subjectGeotecnologiaspt_BR
dc.subjectPercepção Ambientalpt_BR
dc.titleCARTOGRAFIA PARTICIPATIVApt_BR
dc.typeRecording, musicalpt_BR
dc.typePlan or blueprintpt_BR


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