Panorama das artes indígenas contemporâneas no Brasil : pintura, cinematografia, literatura e música
Resumo
Resumo: No Brasil hodierno, os povos indígenas estão conquistando espaço em diversas áreas, incluindo o campo artístico, onde artistas, curadores e intelectuais indígenas têm liderado um movimento dinâmico. A arte indígena contemporânea utiliza uma ampla gama de linguagens para se consolidar e expandir. Diante da potencial contribuição dos povos indígenas para o cenário cultural e artístico brasileiro e tendo em vista a escassez de trabalhos acadêmicos voltados à compreensão das artes indígenas produzidas na contemporaneidade que têm como artista/criador o indígena, esta tese apresenta um panorama das artes indígenas contemporânea a partir de quatro campos: pintura, cinematografia, literatura e música, áreas que propõem especificidades a partir de tensionamentos entre modos de produzir e pensar na arte na contemporaneidade. Os temas da corporeidade, do xamanismo e suas variantes, das diferentes formas de autoria e do ativismo, presentes nos campos elencados por esta tese, nortearam grande parte das discussões. Apresentamos ainda temáticas importantes para pensarmos em questões como mercado, incentivos, formas de divulgações e na relação da produção artística com a autoafirmação e manutenção das identidades indígenas, que nos ajudam a entender o estágio atual das artes indígenas no Brasil. Para a teorização e a leitura das obras apresentadas, nossas considerações foram enriquecidas pelas trocas interdisciplinares. Nosso aporte teórico se consolida a partir de abordagens que levam em consideração as artes indígenas em diferentes contextos, as características institucionais do campo artístico e o tema da decolonização das artes. Este estudo abre um amplo espaço para as vozes dos artistas indígenas na tentativa de viabilizá-los, demonstrando suas percepções sobre as produções, campo artístico, representatividade e muitos outros motes. Assim, destacamos que as artes indígenas, ao serem integradas ao sistema cultural e comercial da arte ocidental, apresentam características próprias por meio de temas que abrangem desde a atuação do artista até os métodos de produção que ampliam as formas de conceber a arte na contemporaneidade. Em suma, as artes indígenas manifestam resistências e estratégias de adaptação diante de um mundo em constante transformação, com a proposição de novas imagens sobre os povos indígenas nas artes plásticas, no cinema, na literatura, na música e em muitos outros campos, como uma forma também de combater concepções errôneas que ainda circulam sobre estes povos no imaginário social Abstract: Nowadays in Brazil, indigenous peoples are gaining space in several areas, including the artistic field and in this sector, indigenous artists, curators and intellectuals have led a dynamic movement. The indigenous contemporary art uses a wide range of languages to consolidate and expand itself. Given the potential contribution of indigenous peoples to the Brazilian cultural and artistic scene and due to the scarcity of academic work aimed at understanding indigenous arts, that have indigenous people as the artist/creator in contemporary times, this thesis presents an overview of contemporary indigenous arts from four fields: painting, cinematography, literature and music, areas that propose specificities, based on tensions between ways of producing and thinking about art in contemporary times. Themes from corporeality, shamanism and its variants, different forms of authorship and activism, present in the fields listed in this thesis, guided most of the discussions. We also present important themes to think about issues such as the market, sponsors, forms of dissemination and the relationship between artistic production, self-affirmation and maintenance of indigenous identities, which help us understand the current stage of indigenous arts in Brazil. For the theorization and reading of the works presented, our considerations were enriched by interdisciplinary exchanges. Our theoretical contribution is consolidated based on approaches that take into account indigenous arts in different contexts, institutional characteristics of the artistic field, as well as the theme of the arts decolonization. This study opens wide space for the indigenous artists’ voices in an attempt to make them viable, demonstrating their perceptions about productions, artistic field, representation and many other topics. Thus, we highlight that indigenous arts, when integrated into the cultural and commercial system of Western art, present their own characteristics, through themes that range from the artist's role to production methods that expand the ways of conceiving art in contemporary times. In short, indigenous arts manifest resistance and adaptation strategies in a world in constant transformation, with the proposition of new images about indigenous peoples in the visual arts, cinema, literature, music and many other fields, as it is also a way of struggling erroneous conceptions about these people which still circulate in the social imagination
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