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    O evento como ferramenta estratégica para a comunicação pública : um estudo de caso da percepção do público de dois eventos esportivos realizados em Curitiba no ano de 2012

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    D_G_LILIAN_JOYCE_MONTI_SOUZA.pdf (5.592Mb)
    Data
    2013
    Autor
    Souza, Lilian Joyce Monti
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : Essa pesquisa teve como principal objetivo analisar a percepção dos públicos quanto às organizações privadas atuando como emissoras da Comunicação de Interesse Público através de eventos esportivos, estabelecendo seus limites com a Comunicação Institucional e/ou Mercadológica. Neste sentido, primeiramente debateu-se bibliograficamente os limites entre as obrigações do Estado e das empresas, bem como a adequação da Identidade Organizacional às ações de responsabilidade social, levantando o papel do profissional de Relações Públicas neste contexto. Para associação da discussão teórica a dados empíricos, utilizou-se pesquisa descritiva documental e entrevistas quantitativas fechadas em formato de lista, tendo em conta o estudo de caso de dois eventos esportivos ocorridos em Curitiba no ano de 2012: uma corrida de rua, promovida por uma empresa de planos de saúde, e um campeonato de futebol de campo para adolescentes, promovido por uma empresa de bebidas. Concluiu-se, a partir da percepção do público participante e da análise de evidências empíricas, que os eventos analisados apresentaram forte potencial na veiculação de Comunicação de Interesse Público e correta adequação entre a Identidade Organizacional e formato do evento. Apesar disso, preocuparamse essencialmente com a Comunicação Institucional, em detrimento do foco em benefício direto ao cidadão, descaracterizando uma Comunicação de Interesse Público genuína e demonstrando a importância da intervenção do profissional de Relações Públicas na mediação de interesses públicos e institucionais
     
    Abstract : This research aimed to examine the social perception about private organizations acting as broadcasters of Public lnterest Communication through sporting events, establishing its boundaries with the Corporate Communications and/or Marketing. As a matter of fact, the research began with establishing bibliographically boundaries between government and corporate bonds, as well as the adequacy of Organizational ldentity to Social Responsibility, raising the role of public relations in this context. For association of theoretical discussion to empirical data, we used descriptive documentary research and quantitative closed interviews, taking into account the case study of two sporting events that took place in Curitiba in 2012: a street race, promoted by a health plans company, and a football championship field for teens, sponsored by a beverage company. lt was concluded by the public perception and analysis of empirical evidence, that the events analyzed showed strong potential in serving the Public Communication and correct match between Organizational ldentity and event format. Nevertheless, the sponsor was worried mainly with Corporate Communications, at the expense of a focus on citizens benefit, not showing a genuine Public lnterest Communication and demonstrating the importance of the PR professional in mediating institutional and public interests
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/94922
    Collections
    • Relações Públicas [362]

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