Serviço social, educação emancipatória e sociedade educadora : a arte que transforma
Resumo
Resumo: Esse projeto de pesquisa tem por intenção assim como outros trabalhos científicos, trazer ao debate a importância da participação da comunidade escolar e dos movimentos sociais e comunitários para além das estruturas escolares, como uma educação que emancipa e gera a autonomia do sujeito levando em consideração a realidade social, cultural e estrutural ao qual está inserido, tendo como referências outros projetos educacionais como o da comunidade Heliópolis e o Movimento e Alternativa para uma Nova Educação- MOANE, uma vez que a educação é muito mais que aprender a ler e escrever, são vivências e formadora das estruturas sociais. Abstract: This research project intends, like other scientific works, to bring to the debate the importance of the participation of the school community and of social and community movements beyond school structures, as an education that emancipates and generates the autonomy of the subject, taking into account the social, cultural and structural reality to which it is inserted, having as references other educational projects such as the Heliópolis community and the Movement and Alternative for a New Education - MOANE, since education is much more than learning to read and write, they are experiences and shaper of social structures.