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dc.contributor.advisorCaetano, Rodney, 1958-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismopt_BR
dc.creatorRieche, Raphael de Araújo -pt_BR
dc.date.accessioned2025-02-13T20:20:19Z
dc.date.available2025-02-13T20:20:19Z
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/94891
dc.descriptionOrientador: Rodney Caetanopt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Graduação em Jornalismopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O objetivo deste trabalho é definir exatamente o que é a mentira e como e porque ela é utilizada nas matérias jornalísticas. A partir daí veremos que a mentira pode ser usada como instrumento de manipulação da realidade por parte dos meios de c omunicação para atingir detenninado fim, seja ele político, econômico ou social. Primeiramente, faremos uma breve análise da história dos meios de comunicação e de seus mecanismos regulatórios, como lei de imprensa e Código de Ética. Analisaremos também a relação entre algumas teorias da comunicação e o tema desta monografia. A partir dai, mostraremos qual é o conceito de mentira e verdade e em que situações os diferentes tipos de mentira foram empregados na história do jornalismo. Em seguida, analisaremos algumas biografias de jornalistas que utilizaram a mentira como arma para atingir seus interesses a qualquer custo, como f oram os casos de Assis Chateubriand e Roberto Marinho. Analisaremos também as c ampanhas difamatórias movidas por determinados meios de comunicação contra políticos em que a mentira acabou sendo banalizada. Abordaremos a delicada questão do erro de apuração, que pode ter um efeito devastador, como no caso Escola-Base. Em alguns r..asos, a merc\ira pode ser :ruto da simples maquiagem de reportagens, como no caso de Jayso11 Sl?lir, que será analisado. Em outros casos, a mentira pode vir de detenninação estatal. Abordaremos como exemplo a propaganda ideológica. Finalmente concluiremos com sugestões e expectativas para o futuro do jomalismo, marcado pela democratização e pelo maior do acesso das f orças político-sociais aos meios de comunicaçãopt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectComunicação - Históriapt_BR
dc.subjectComunicaçao de massa - Aspectos morais e éticospt_BR
dc.titleAs mentiras e a manipulação no jornalismopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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