A aprendizagem precisa de afetos : abordagem sistêmica e letramento de mundo para uma educação emancipatória
Resumo
Resumo: A autonomia é o objetivo central da educação e, conforme Paulo Freire (2001), a formação escolar transcende uma simples apropriação de conceitos teóricos. Fundamentada na pedagogia crítica, esse projeto buscou compreender a efetividade nas práticas de ensino-aprendizagem. Freire enfatiza a importância da leitura crítica do mundo, da valorização dos saberes dos estudantes e da construção coletiva do conhecimento. No cenário educacional atual, especialmente na rede pública estadual de São Paulo, que incorpora diversas plataformas digitais integradas de aprendizagem, tornase essencial fortalecer a formação continuada de professores. Essa iniciativa tem como objetivo aprimorar as práticas pedagógicas em sala de aula e gerenciar de forma eficiente os processos educacionais, enfrentar a opressão e promover vínculos afetivos que favoreçam a formação integral dos estudantes, bem como sua participação ativa na construção de uma sociedade mais justa e equitativa. O projeto proposto oferece formação continuada aos professores sob a perspectiva de uma educação humanizada. Almeja-se que as salas de aula promovam o letramento crítico do mundo, avaliando os estudantes de maneira integral e reconhecendo-os como elementos centrais do processo de aprendizagem. Assim, o trabalho busca resgatar a função social do professor e ressignificar o papel da escola, promovendo a colaboração entre os temas incluídos e a realidade dos estudantes, atendendo às suas demandas concretas