dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | pt_BR |
dc.creator | Domingues, Mileny Pedroso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-13T12:30:40Z | |
dc.date.available | 2025-02-13T12:30:40Z | |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/94872 | |
dc.description | Orientador não citado | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Essa pesquisa tem como objetivo principal analisar o impacto dos debates no desenvolvimento da autonomia e do protagonismo das pessoas idosas e consequentemente na qualidade de vida. Justificativa: Com o intuito de devolver o lugar de fala, de aprendizagem, de tomada de decisões, garantindo a autonomia e o protagonismo, os debates são espaços formais onde interlocutores discutem, argumentam E contra-argumentam acerca de um tema de interesse coletivo. Metodologia: Os procedimentos escolhidos para a coleta de dados incluem três principais técnicas: observação participante, entrevista e questionários de qualidade de vida, a versão do WHOQOL-BREF e a do WHOQOL-OLD. Resultados esperados: produzir um documento de recomendações para o poder público municipal sobre políticas públicas voltadas às pessoas idosas e a promoção de qualidade de vida e protagonismo do público 60+ | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Longevidade | pt_BR |
dc.subject | Relações entre gerações | pt_BR |
dc.subject | Qualidade de vida | pt_BR |
dc.subject | Idosos | pt_BR |
dc.title | Debates públicos : longevidade e diálogos intergeracionais | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |