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dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educaçãopt_BR
dc.creatorDomingues, Mileny Pedrosopt_BR
dc.date.accessioned2025-02-13T12:30:40Z
dc.date.available2025-02-13T12:30:40Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/94872
dc.descriptionOrientador não citadopt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Essa pesquisa tem como objetivo principal analisar o impacto dos debates no desenvolvimento da autonomia e do protagonismo das pessoas idosas e consequentemente na qualidade de vida. Justificativa: Com o intuito de devolver o lugar de fala, de aprendizagem, de tomada de decisões, garantindo a autonomia e o protagonismo, os debates são espaços formais onde interlocutores discutem, argumentam E contra-argumentam acerca de um tema de interesse coletivo. Metodologia: Os procedimentos escolhidos para a coleta de dados incluem três principais técnicas: observação participante, entrevista e questionários de qualidade de vida, a versão do WHOQOL-BREF e a do WHOQOL-OLD. Resultados esperados: produzir um documento de recomendações para o poder público municipal sobre políticas públicas voltadas às pessoas idosas e a promoção de qualidade de vida e protagonismo do público 60+pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectLongevidadept_BR
dc.subjectRelações entre geraçõespt_BR
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.subjectIdosospt_BR
dc.titleDebates públicos : longevidade e diálogos intergeracionaispt_BR
dc.typeTCC Especialização Digitalpt_BR


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