dc.contributor.advisor | Pereira, Denise Aparecida Lima, 1988- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | pt_BR |
dc.creator | Farias, Lucas Raoni Prado de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-14T12:39:56Z | |
dc.date.available | 2025-02-14T12:39:56Z | |
dc.date.issued | 2025 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/94871 | |
dc.description | Orientadora: Profa. M.a. Denise Aparecida Lima Pereira | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: O Educador Social é um profissional que trabalha na área da educação e atua diretamente com indivíduos em situação de vulnerabilidade social, tais como crianças, jovens e adultos em situação de rua, em situação de risco pessoal ou social, ou em conflito com a lei. No contexto da Casa Lar, ambiente onde questões sociais complexas impactam e fragilizam o desenvolvimento das crianças acolhidas, o trabalho do educador social decorre através da escuta, atenção e do olhar. Para tanto, buscou-se estratégias que visam promover ações de bem-estar na rotina dos abrigados, visando sua saúde física, mental e emocional, contribuindo para que vivam com mais qualidade, tornando o ambiente de trabalho mais amoroso e acolhedor. Neste trabalho apresenta-se uma análise acerca do trabalho do educador social que atua no acolhimento de crianças abrigadas. Para isso, foram analisadas as respostas obtidas através de entrevistas realizadas no período de julho a outubro de 2024, com os educadores que atuam no abrigo institucional para meninos do município de Matinhos. Os educadores relataram que o cuidado e a amorosidade são essenciais para o acolhimento das crianças abrigadas, apontaram que a atenção, o diálogo, a empatia, a escuta, a orientação, o respeito e a responsabilidade, são fundamentais para que o acolhimento seja feito de forma mais amorosa | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online (1 banner) : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Crianças socialmente excluídas | pt_BR |
dc.subject | Educadores | pt_BR |
dc.title | O trabalho do educador social na perspectiva da cultura do cuidado : a amorosidade no acolhimento de crianças abrigadas | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |