As relações públicas e a educomunicação no combate á evasão escolar
Resumo
Resumo : O objetivo deste trabalho é pensar a redução da evasão escolar a partir das atividades de Relações Públicas e da Educomunicação em uma escola pública de Curitiba. Para isso a fundamentação teórica discorreu sobre o cenário da evasão escolar no Brasil, as motivações dos estudantes para o abandono da educação formal, o entendimento da instituição Escola e o seu papel na transformação social e as conceituações da educação bancária e libertadora de Paulo Freire. A partir de pesquisas realizadas e do diagnóstico institucional desenvolvido, percebeu-se que uma das principais causas da evasão escolar é o desinteresse do aluno no ensino tradicional vigente, no qual não se sente valorizado ou estimulado, isso demanda uma nova perspectiva de ensino que incentive a participação do estudante na construção do conhecimento, tornando-o protagonista do processo educativo. Nesta perspectiva, as Relações Públicas e a Educomunicação surgem como possíveis alternativas para transformar o cenário de abandono das escolas brasileiras propondo um modelo horizontal e dialógico de comunicação que permita aos sujeitos atuarem de forma participativa no processo de ensino-aprendizagem. Como etapa final foi desenvolvido um Plano de Relações Públicas direcionado a públicos estratégicos com ações de comunicação que buscam transformar a escola em um espaço mais dinâmico, interativo e transformador Abstract : The objective of this work is to propose a reduction of the high school dropout, from the activities of Public Relations, Communication and Education in a public school in Curitiba. Here we present a study on the setting of high school dropout in Brazil, the motivations of students for the abandonment of formal education, an understanding of the school institution and its role in social transformation and theoretical conceptualizations of "banking education" and "liberation education" of Paulo Freire. From research conducted during the development of this work, raises the hypothesis that the main cause of dropout is the student's disinterest in traditional teaching, which is not valued or encouraged. For this reason, it is necessary to encourage student participation in knowledge construction, making him the protagonist of the educational process. Accordingly, the Public Relations, Communication and Education emerge as possible solutions to transform the scenario of abandonment of Brazilian schools. This contrasts the model of education still prevalent, where there is no incentive for the exchange of knowledge with power equivalence between social agents of the school environment. Working model of horizontal communication and recognition as part of the learning process, there is the understanding of the importance and functioning of communicative processes, allowing recipients also become emitters of your messages, fostering dialogue. Has as a final product a Plan of Public Relations for the purpose of identifying the stakeholders and propose communication actions that transform the school into a more dynamic, interactive and transformative space
Collections
- Relações Públicas [362]