dc.contributor.advisor | Mouro, Gisele Fernanda | pt_BR |
dc.contributor.other | Cavalcante, Cláudia Garcia, 1972- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | pt_BR |
dc.creator | Bernardes, Priscila Alves | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-14T15:32:31Z | |
dc.date.available | 2025-02-14T15:32:31Z | |
dc.date.issued | 2024 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/94811 | |
dc.description | Orientadora: Gisele Fernanda Mouro | pt_BR |
dc.description | Coorientadora: Cláudia Garcia Cavalcante | pt_BR |
dc.description | Banner exibido na 6ª Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação: Educação Transformadora | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Curso de Especialização em Alternativas para uma Nova Educação | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo: Este projeto de leitura nasceu com o desejo de transformar as práticas educacionais e trazer novas formas de aprender para dentro da escola, integrando metodologias ativas a todas as áreas do conhecimento. O objetivo principal foi conectar a leitura a diferentes disciplinas e estimular os alunos a assumirem um papel protagonista em seu processo educativo. O projeto teve como propósito principal desenvolver a autonomia dos estudantes por meio de atividades práticas e interdisciplinares. A leitura foi utilizada como ponto de partida para expandir o conhecimento e fomentar habilidades essenciais. Ao longo do percurso, as ações foram constantemente ajustadas com base no retorno de educadores e alunos, criando um ambiente dinâmico e significativo, onde a leitura se tornou uma ferramenta transformadora para ampliar horizontes e enriquecer a visão de mundo dos estudantes. Os avanços alcançados foram notáveis e refletiram diretamente nos resultados. O acompanhamento contínuo evidenciou melhorias significativas nos mapeamentos de leitura e escrita. Ao estabelecer a leitura como eixo transformador, o projeto não apenas melhorou os índices de alfabetização, mas também promoveu a capacidade crítica, a autonomia e o entusiasmo dos estudantes em relação ao aprendizado | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online (1 banner) : PDF + 1 ficha técnica. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Incentivo à leitura | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.title | Leitura em todas as áreas | pt_BR |
dc.type | TCC Especialização Digital | pt_BR |