Ensino de história do Paraná : "as ausências a partir do excesso de presenças"
Abstract
Resumo: O trabalho tem como objeto a problemática das relações entre historiografia, narrativas e a aprendizagem histórica, tendo como recorte a investigação de um estudo de caso sobre a História do Paraná no Ensino Fundamental 1. Neste sentido, busca-se explicitar as narrativas históricas sobre a História do Paraná utilizadas por professores do Ensino Fundamental 1, mais precisamente em turmas de 4° ano de escolas municipais de Irati-PR. Do ponto de vista teórico, buscou-se discutir o caráter narrativista da história e a utilização de narrativas ligadas ao ensino de História do Paraná. Tomou-se como pressuposto o fato de que a narrativa histórica está presente na construção de comunidades imaginadas, estabelecendo em uma narrativa histórica mestra princípios como mitos fundadores e heróis nacionais. Isso tem propiciado a construção de princípios identitários comuns, nem sempre significativos para os grupos comunitários. A pesquisa é de caráter qualitativo, e a metodologia utilizada é a de análise de conteúdo, pesquisando a narrativa da História do Paraná em seus múltiplos aspectos: no currículo, nas bibliotecas escolares e, por fim, nas ideias das professoras. Assim, investigou-se por meio de questionários o que as professoras de 4° ano que ministram aulas entendem sobre História do Paraná e que conteúdos consideram importantes para serem aprendidos pelos alunos. Consideramos que, com a pesquisa, foi possível compreender de que forma as professoras utilizam a narrativa histórica, estabelecendo categorias como personagens, relações de causalidade, consequências, relações entre presente, passado e futuro e atribuições de significados Abstract: The work focuses on the issues surrounding the relationships between historiography, narratives, and historical learning, specifically investigating a case study on the History of Paraná in Elementary Education. In this sense, it aims to clarify the historical narratives about the history of Paraná used by teachers in Elementary Education, particularly in 4th-grade classes at municipal schools in Irati-PR. From a theoretical perspective, the discussion centers on the narrative character of history and the use of narratives related to the Teaching of History in Paraná. It is assumed that historical narrative plays a role in the construction of imagined communities establishing within a master historical narrative principles such as founding myths and national heroes. This has facilitated the construction of common identity principles, which are not always significant for community groups. The research is qualitative in nature, and the methodology used is content analysis, exploring the narrative of the History of Paraná in its multiple aspects, including the curriculum, school libraries, and finally, the teachers’ ideas. Through questionnaires, the research investigates what 4th-grade teachers understand about the History of Paraná and which content they consider important for students to learn. We believe that this research has made it possible to understand how teachers utilize historical narrative, establishing categories such as characters, causal relationships, consequences, connections between the present, past, and future, and attributions of meaning
Collections
- Teses [429]