A dramaturgia de José Saramago : do cidadão-autor ao personagem-cidadão
Resumo
Resumo: Esta pesquisa investiga a dramaturgia de José Saramago sob a perspectiva da construção do personagem-cidadão. Partindo da premissa de que Saramago, como cidadão-autor, expressava em sua obra um forte apelo ao dever e às obrigações do indivíduo para a garantia de direitos coletivos, neste estudo, analisamos a relação entre a postura crítica e engajada de Saramago - autor-criador - e a construção de personagens que, diante de situações-limite, assumem a responsabilidade de transformar a realidade. Foram analisadas as peças saramaguianas A noite (1979), Que farei com este livro? (1980), A segunda vida de Francisco de Assis (1987), In nomine Dei (1993) e Don Giovanni ou o dissoluto absolvido (2005). O foco nestas obras proporcionou a identificação de padrões comportamentais que caracterizam o personagem-cidadão. A análise textual foi complementada pela leitura de textos não ficcionais de Saramago, buscando compreender sua visão de mundo como cidadão-autor, face que compartilha como autor-criador. A pesquisa revelou que a categoria personagem-cidadão ao ser confrontado com dilemas éticos, assume um papel ativo na transformação da realidade, pois reconhece que não há justificativa, não há não-álibi, para não agir pelo bem do outro ou dos outros. Através do diálogo e da ação, ele questiona as normas estabelecidas e convida o público a refletir sobre sua própria responsabilidade perante o mundo, a humanidade. O conceito de personagem-cidadão pode ser considerado como uma categoria analítica para a compreensão da dramaturgia saramaguiana. Além disso, esta pesquisa contribui para o campo dos estudos literários ao propor um novo olhar sobre a obra de Saramago, ao enfatizar a construção de personagens e a relação entre o teatro e a cidadania. Ao analisar a dramaturgia de Saramago sob a perspectiva do personagem-cidadão, este estudo oferece novas perspectivas para o debate sobre a responsabilidade individual na sociedade contemporânea Abstract: This research investigates José Saramago's dramaturgy from the perspective of the construction of the citizen-character. Starting from the premise that Saramago, as a citizen-author, expressed in his work a strong appeal to the duty and obligations of the individual to guarantee collective rights, in this study we analyze the relationship between Saramago's critical and engaged stance - author-creator - and the construction of characters who, faced with limit situations, take on the responsibility of transforming reality. We analyzed Saramago's plays A noite (1979), Que farei com este livro? (1980), A segunda vida de Francisco de Assis (1987), In nomine Dei (1993) e Don Giovanni ou o dissoluto absolvido (2005). The focus on these works allowed for the identification of behavioral patterns that characterize the citizen-character. The textual analysis was complemented by a reading of Saramago's non-fictional texts, in order to understand his worldview as a citizen-author, a face he shares as an author-creator. The research revealed that the citizen-character, when confronted with ethical dilemmas, takes an active role in transforming reality, as he recognises that there is no justification, no non-alibi, for not acting for the good of others. Through dialogue and action, he questions established norms and invites the audience to reflect on their own responsibility towards the world, towards humanity. The concept of the citizen-character can be considered an analytical category for understanding Saramago's dramaturgy. In addition, this research contributes to the field of literary studies by proposing a new look at Saramago's work, emphasizing the construction of characters and the relationship between theater and citizenship. By analyzing Saramago's dramaturgy from the perspective of the citizen-character, this study offers new perspectives for the debate on individual responsibility in contemporary society Resumen: Esta investigación indaga en la dramaturgia de José Saramago desde la perspectiva de la construcción del personaje-ciudadano. Partiendo de la premisa de que Saramago, como autor-ciudadano, expresaba en su obra una fuerte apelación al deber y a las obligaciones del individuo para garantizar los derechos colectivos, en este estudio analizamos la relación entre la postura crítica y comprometida de Saramago - autor-creador - y la construcción de personajes que, ante situaciones-límite, asumen la responsabilidad de transformar la realidad. Han sido analizadas las obras de Saramago A noite (1979), Que farei com este livro? (1980), A segunda vida de Francisco de Assis (1987), In nomine Dei (1993) e Don Giovanni ou o dissoluto absolvido (2005). La atención prestada a estas obras permitió identificar las pautas de comportamiento que caracterizan al ciudadano-personaje. El análisis textual se complementó con la lectura de textos no ficcionales de Saramago, buscando comprender su visión del mundo como ciudadano-autor, faceta que comparte como autor-creador. La investigación ha revelado que el ciudadano-personaje, cuando se enfrenta a dilemas éticos, asume un papel activo en la transformación de la realidad, pues reconoce que no hay justificación, ni no-alibi, para no actuar por el bien del otro y de los demás. A través del diálogo y la acción, cuestiona las normas establecidas e invita al público a reflexionar sobre su propia responsabilidad para con el mundo, para con la humanidad. El concepto de personaje-ciudadano puede considerarse una categoría analítica para comprender la dramaturgia de Saramago. Además, esta investigación contribuye al campo de los estudios literarios al proponer una nueva mirada sobre la obra de Saramago, al enfatizar la construcción de personajes y en la relación entre el teatro y la ciudadanía. Al analizar la dramaturgia de Saramago bajo la perspectiva del personaje-ciudadano, este estudio ofrece nuevas perspectivas para el debate sobre la responsabilidad individual en la sociedad contemporánea
Collections
- Teses [230]