Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVianna, Carlos Roberto, 1958-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.creatorMassa, Marcelo Continpt_BR
dc.date.accessioned2025-02-11T16:30:00Z
dc.date.available2025-02-11T16:30:00Z
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/94780
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Carlos Roberto Viannapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa : Curitiba, 28/02/2012pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: As noções do que se considera normal e anormal dentro da escola instituem uma série de categorias e de qualificativos relativos aos sujeitos da educação, estabelecendo fronteiras que são vigiadas continuamente. Mais do que nomear, estas categorias e qualificativos evidenciam um determinado modo de definir identidades, estabelecer classificações e estabelecer os limites de ação dos indivíduos. Como o sistema normativo escolar funciona como se fosse um processo natural, o ônus da diferença recai sobre o indivíduo, que passa a ser considerado aquele que porta uma síndrome, um desvio ou um comportamento anormal, enfim uma anomalia. Pretende-se, no presente trabalho, investigar o estabelecimento destas fronteiras, no sentido de que elas podem contribuir para nós nos tornamos e nos transformarmos naquilo que somos, a partir do mapeamento de práticas disciplinares e sua relação com a escolarização, caracterizando o que Foucault chama de poder de normalização, propostas por Michel Foucault na obra Os Anormais.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The notion of what is considered normal and abnormal within the school context establishes a series of categories and qualifiers related to the subjects of education, creating boundaries that are continuously monitored. More than just naming, these categories and qualifiers demonstrate a specific way of defining identities, establishing classifications, and designating the limits of individual actions. As the school’s normative system functions as though it were a natural process, the weight of difference falls upon the individual, who is considered to have a syndrome, a deviation, or abnormal behavior, in short, an anomaly. This paper aims to investigate the mechanisms that create the boundaries of normality and the mechanisms for identifying, categorizing, and controlling individuals considered deviant, in the sense that they can contribute to shaping and transforming us into what we are, through the mapping of disciplinary practices and their relationship with schooling, characterizing what Foucault calls the power of normalization, as proposed by Michel Foucault in Abnormal: Lectures at the Collège de France.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEscolarizaçãopt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleEducação matemática e invenção de identidades : a loucura de ser um sujeito normalpt_BR
dc.typeDissertação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples