Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGarcia, Nilson Marcos Dias, 1951-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorSilva, Kelly Vanessa Fernandes Dias dapt_BR
dc.date.accessioned2025-02-11T13:02:55Z
dc.date.available2025-02-11T13:02:55Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/94760
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Nilson Marcos Dias Garciapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 08/11/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Educaçãopt_BR
dc.description.abstractResumo: Os livros didáticos utilizados na Educação Básica têm grande relevância e participação na educação brasileira, propiciando o acesso ao conhecimento e oferecendo informações estruturadas e atualizadas que auxiliam os alunos em sua formação. Além disso, auxiliam na garantia de um conjunto mínimo de conhecimentos para todos os alunos, o que é particularmente importante em um país diversificado como o Brasil. Elaborados por especialistas, também servem como objeto técnico valioso para professores, oferecendo orientações, sugestões de atividades e respostas para exercícios. O governo distribui de forma gratuita esses materiais pelo Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD), o que contribui para a igualdade no acesso à educação, democratizando o conhecimento. Neste contexto, apoiando-se na abordagem sociológica da Teoria Ator-Rede (TAR), desenvolvida por Bruno Latour, Michel Callon e John Law, a presente pesquisa focou sua atenção na análise da presença e participação do livro didático de Física na Educação Básica e propôs-se a identificar elementos, mediações e ações que buscaram identificar e compreender as complexas interações entre o livro didático e demais atores, humanos e não humanos, em redes sociotécnicas. Assim, este estudo objetivou contextualizar a presença do livro didático de Física no Brasil, analisar pesquisas sobre seus papéis na Educação Básica, identificar e caracterizar suas interações em redes sociotécnicas, visando demonstrar que, na perspectiva da TAR, o livro didático é um actante. A pesquisa, de caráter bibliográfico, utilizou como fonte teses depositadas no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes, buscou demonstrar que o livro didático de Física é um actante que contribui para a construção de redes sociotécnicas que moldam o cenário educacional. Os resultados revelaram a interação dos livros didáticos no desenvolvimento curricular, nas práticas pedagógicas, nas políticas públicas e na experiência de docentes e alunos, revelando algumas das possíveis redes sociotécnicas das quais eles participam, permitindo concluir que o livro didático de Física é um actante na Educação Básica brasileirapt_BR
dc.description.abstractAbstract: Brazilian education, providing access to knowledge and offering structured, up-to-date information that helps students in their education. They also help to guarantee a minimum set of knowledge for all students, which is particularly important in a diverse country like Brazil. Prepared by experts, they also serve as a valuable technical tool for teachers, offering guidance, suggestions for activities and answers to exercises. The government distributes these materials free of charge through the National Book and Teaching Material Program (PNLD), which contributes to equal access to education, democratizing knowledge. In this context, based on the sociological approach of Actor-Network Theory (ANT), developed by Bruno Latour, Michel Callon and John Law, this research focused on analyzing the presence and participation of physics textbooks in basic education and set out to identify elements, mediations and actions that sought to identify and understand the complex interactions between textbooks and other actors, human and non-human, in socio-technical networks. Thus, this study aimed to contextualize the presence of the physics textbook in Brazil, analyse research into its role in basic education, identify and characterize its interactions in socio-technical networks, with the aim of demonstrating that, from the perspective of ANT, the textbook is an actor. The bibliographic research, using theses deposited in the Capes Theses and Dissertations Catalog as a source, sought to demonstrate that the physics textbook is an actor that contributes to the construction of socio-technical networks that shape the educational scenario. The results revealed the interaction of textbooks in curriculum development, pedagogical practices, public policies and the experience of teachers and students, revealing some of the possible socio-technical networks in which they participate, allowing us to conclude that the physics textbook is an actor in Brazilian basic educationpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectFísica - Livros didaticospt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectFísica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTeoria Ator-Redept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO livro didático de física, um actante na educação básica : análises sob a ótica da Teoria Ator-Redept_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples