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dc.contributorRosa, Rafael Willig dapt_BR
dc.contributorMale, Thaysa Valéria Durski Poletto Detschpt_BR
dc.contributor.advisorPanke, Luciana, 1972-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e Propagandapt_BR
dc.creatorCunha, Luis Felipe Pereira dapt_BR
dc.date.accessioned2025-02-10T13:21:52Z
dc.date.available2025-02-10T13:21:52Z
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/94719
dc.descriptionOrientador: Luciana Pankept_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Graduação em Publicidade e Propagandapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Os meios audiovisuais são importantes para a veiculação dos modelos convencionais de propaganda, por unirem imagens, sons, cores e movimentos. Com o surgimento de novas tecnologias, como a televisão digital, na qual se pode escolher a programação desejada, buscam-se alternativas para os comerciais tradicionais. O marketing virai é uma modalidade cada vez mais freqüente na publicidade. Apesar de seu surgimento recente, já existem muitos exemplos de sua aplicação, principalmente na Internet. A vantagem dessa tendência é a sua propagação realizada em grande parte pelos próprios consumidores, que assistem a um vídeo, por exemplo, e o divulgam posteriormente para outros. Isso é positivo para a empresa responsável, tanto pela consolidação da marca quanto pela relação custo e benefício. O curta-metragem é o formato escolhido por algumas empresas, como BMW, Coca-Cola e Pire/li, para a aplicação do marketing virai. Esse formato de filme, de pequena duração, permite a inclusão de vários elementos para atrair a atenção do consumidor e criar o apelo de compra. O projeto realizado pelo grupo, um curta-metragem com o objetivo de provar a eficácia do marketing virai, vincula-se a essa idéia, através da tentativa de propagação do vídeo sem a interferência direta da equipe. O resultado da análise das 120 pesquisas respondidas pelas pessoas que assistiram ao vídeo foi positivo. O produto Ray-Ban foi inserido no curta metragem de forma sutil, mas mesmo assim teve o destaque desejado. Além disso, muitas pessoas divulgaram o vídeo para outras, o que comprovou o efeito virai.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : The audiovisual elements are essencial to diffuse the conventional advertising models, as they reunite images, colors, sounds and movements. However, with the development of new technologies, such as the digital television - with which it is possible to choose the programming schedule, the search for new ways of working with advertising increases. Virai marketing is a new advertising technique that is becoming more and more usual every day. ln spite of its recent creation, there already are many examples of its apllications, specially through the internet. The benefit of this new tendency is its own dissemination basically made by the viewers, who watch a movie, for example, and diffuse it to others. That is a positive fact to the seller company, for trademark consolidation and also for incarnes relations as well. Short-films are chosen by some companies, like BMW, Coca-cola and Pirelli, to apply the virai marketing. This film shape, with a short length, allows the inclusion of many different elements to atract viewers attention and also increase their desire for shopping. This presentation's project, a short-film aiming to prove virai marketing's influence in the advertising environment, is attached to this idea, through the triai of diffusing the video without the direct influence of the crew. The analysis of the 120 poll results answered by the viewers was positive. The product - Ray-Ban glasses was inserted on this film in a very subtle way, and even so had the aimed exposure, Besides, many viewers diffused the video to other viewers, which proved the virai quality of the projectpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectMarketing na internetpt_BR
dc.subjectCurta-metragempt_BR
dc.subjectComunicação de massa e propagandapt_BR
dc.titleA eficiência do marketing viral como ferramenta da publicidadept_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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