dc.contributor.advisor | Messagi Júnior, Mário, 1970- | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismo | pt_BR |
dc.creator | Bill, Bruna Greicy | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-02-07T16:31:56Z | |
dc.date.available | 2025-02-07T16:31:56Z | |
dc.date.issued | 2008 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/94694 | |
dc.description | Orientador: Mário Messagi Júnior | pt_BR |
dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Graduação em Jornalismo | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : Esta pesquisa concentra-se na análise do jornalismo produzido no caderno infanto juvenil Gazetinha. Por meio de conceitos advindos da Análise do Discurso francesa e das teorias de noticiabilidade do Jornalismo buscou-se junto aos textos do suplemento características específicas deste tipo. de texto e como ele é construído, através de quais adaptações e estratégias discursivas. Os jornalistas que escrevem para o suplemento foram entrevistados como forma de verificar as análises feitas e descobrir qual o grau de intencionalidade e consciência que eles têm sobre o que escrevem. A análise leva à reflexão de como os profissionais do jornalismo lidam com o público-alvo do suplemento, quais as adaptações necessárias para escrever um texto próprio para este tipo de leitor e, ainda, porque elas são necessárias e quais os objetivos visados | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.subject | Gazeta do Povo (Jornal) | pt_BR |
dc.subject | Jornalismo e educação | pt_BR |
dc.subject | Análise do discurso | pt_BR |
dc.title | O jornalismo infanto-juvenil como discurso : uma análise da Gazetinha | pt_BR |
dc.type | TCC Graduação Digital | pt_BR |