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    O cartão postal como mídia publicitária

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    D_G_ANA_FLAVIA_MERINO_LESNOVKI_E_CASSIANA_MUNIZ_FERNANDES.pdf (39.69Mb)
    Data
    2005
    Autor
    Lesnovski, Ana Flávia Merino
    Metadata
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    Resumo
    Resumo : A pesquisa investiga o uso do cartão postal como mídia publicitária, objetivando identificar suas principais características enquanto meio de veiculação de mensagens publicitárias. O texto trata da publicidade e suas funções na comunicação e sinaliza a importância da escolha de mídias para uma campanha. Assim, sublinha a necessidade de estudar e conhecer o postal e todas as suas características enquanto meio de comunicação na publicidade. Possibilitando, assim, otimizá-las a fim de que ele seja capaz de oferecer benefícios às campanhas que nele se apresentam. Reposicionado como uma nova velha mídia, a trajetória do cartão postal é antiga: se inicia na metade final do século XIX. Desde cedo, sua vocação para a publicidade é percebida. Desta maneira, ele começa a ser empregado na veiculação de anúncios ainda quando produzido sob o monopólio dos governos. No início do século XX, passa por uma fase de alta popularidade: no período áureo do postal, intensifica-se a criatividade de suas peças, e seu uso publicitário cresce ao lado da beleza artística que se instaura no meio. Alia-se, então, à busca pela comunicação massiva da qual também faz parte a comunicação visual externa nas cidades. Mas com a chegada de novos e ainda mais massivos meios de comunicação a partir dos anos 30, como o rádio e a TV, e com o desenvolvimento técnico de jornais e revistas, o cartão postal perde seu posto e diminui sua produção. Reaparece então reformulado, não mais como um meio massivo, mas sim alternativo. Neste estudo serão apontadas as transformações pelas quais o postal passou e como esta mídia sobreviveu ao longo dos anos, tornando-se uma mídia acessível e moderna que explora a sinestesia e a estética, criando mensagens sedutoras e duráveis capazes de reforçar marcas e conceitos publicitários. A fim de apontar as utilizações dos postais na publicidade atual e suas características comunicativas, foi realizada ampla coletânea iconográfica envolvendo diversas fases de sua evolução. Em especial, foram observadas as peças atuais e seus aspectos relacionados às características do postal publicitário. Desta forma, procurou-se resgatar a história e as qualidades deste meio enquanto mídia publicitária, buscando, com isso, promover o conhecimento sobre o cartão postal e suas possibilidades dentro da publicidade
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/94684
    Collections
    • Publicidade e Propaganda [359]

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