Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDalla Costa, Rosa Maria Cardoso, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Jornalismopt_BR
dc.creatorBraga, Mariana Marcondespt_BR
dc.date.accessioned2025-02-05T12:19:32Z
dc.date.available2025-02-05T12:19:32Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/94644
dc.descriptionOrientadora: Rosa Maria Dalla Costapt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes, Curso de Graduação em Jornalismopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Esta monografia tem o objetivo de apresentar uma análise da presença de elementos psicanalíticos em algumas críticas jornalísticas cariocas das primeiras décadas do teatro de Nelson Rodrigues. A partir de estudo histórico da Crítica desde o século XVIII na Europa e dos folhetins da corte no Brasil, passando pelo estudo sobre atividade crítica tendo como base autores como Roland Barthes e Susan Sontag, trabalhou-se sobre as diferentes formas de interpretar a arte para compreender a escolha dos críticos de periódicos da época pela teoria psicanalítica. A análise focou em 1 O críticas jornalísticas cariocas, interpretando os conceitos ali presentes. Como parâmetro também estudamos a interface Psicanálise-Literatura/ Teatro. Apesar de ainda encontrarmos resquícios da interpretação psicanalítica em críticas recentes, e de enxergarmos semelhanças entre as críticas científicas de Psicanálise e específicas de teatro, encontrou-se nos textos de interpretação jornalística das primeiras décadas do teatro "rodrigueano" uma característica histórica de escrita, que já não existe mais. Entre os anos 1940 e 1970, as resenhas de jornais ainda possuíam características dos folhetins da corte. Através deste trabalho também procurou-se compreender melhor a evolução da imagem de Nelson Rodrigues na crítica jornalística, antes vaiado e hoje considerado um dos maiores dramaturgos do paíspt_BR
dc.description.abstractAbstract : The aim of this issue is to introduce an analysis of the presence of psychoanalytic elements in some critics published by Rio de Janeiro's journals during the first decades of Nelson Rodrigues' theater. From historical study of the Criticism since the XVlllth century and of the court's feuilletons, passing by the study of the critic activity per authors like Roland Barthes and Susan Sontag, we work about the different ways of interpreting the art to understand some critics of the journals' choice of using the psychoanalytic theory. We focused in 1 O reviews from newspapers from Rio de Janeiro, interpreting the concepts of psychoanalysis. As a parameter we also studied the Psychoanalysis-Literatu re interface. Although we can find some remnants of this in recent critics, and even though we can find some similarities between the scientific psychoanalytic critics and the theater experts' critics, in the journalistic interpreting texts of the first decades of "rodriguean" theater we find particular features, that we cannot see in the journals anymore. Between the 1940 and 1970, the journals reviews still had some courts' characteristics. Through this work we also understood better Nelson Rodrigues' image, who was mocked, and today is considered one of the greatest playwriters in the countrypt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectRodrigues, Nélson, 1912-1980pt_BR
dc.subjectLiteratura brasileira - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.titlePulsões em cena : elementos psicanalíticos presentes na crítica jornalística carioca sobre a dramaturgia de Nelson Rodriguespt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples