A ilustração publicitária, seus usos e suas formas : uma comparação entre 1974 e 2006
Resumo
Resumo : A ilustração é uma representação imagética importante para a publicidade, que vem sendo menosprezada por aqueles que estudam a imagem dos anúncios. Na primeira parte deste trabalho, definimos a ilustração à luz da teoria semiótica e, a partir daí, propomos uma classificação baseada na forma e uso dos desenhos. Os conceitos são aplicados, num segundo momento, a dois cenários distintos da publicidade impressa brasileira, os anúncios veiculados na revista Veja, a maior publicação do país, nos anos de 1974 e 2006 Abstract : The illustration is an important image type inside advertising which has been overlooked by those who had studied the matter previously. On the first half of this paper we define illustration after the sayings of the semiotic theory, from where we leave to create a new classification for the drawings based on their form and use. The concepts are then applied, in the other half, to two distinct scenarios of Brazilian printed advertisement, the adds presented on Veja magazine, the largest publication of the country, on the years of 1974 and 2006
Collections
- Publicidade e Propaganda [358]