Você sabe de onde vem a carne
Resumo
Resumo : O presente trabalho apresenta o documentário Você sabe de onde vem a carne a partir do cruzamento de perspectivas acerca do veganismo e da reflexão sobre a produção de filmes de não-ficção. O documentário pretende revelar a crueldade envolvida nas práticas da indústria pecuária em abatedouros de gado, desde a concepção do animal, passando por sua criação, até o momento do abate. Utilizando como base as contribuições do filósofo Peter Singer, o conceito de especismo e estudos que funcionam em favor da comprovação da senciência animal, o documento apresenta os argumentos políticos, éticos e científicos em favor da libertação animal, destrinchando as origens do modelo atual de exploração de outros seres vivos para alimentação, vestuário, cosméticos e experimentos laboratoriais; e apresenta como alternativa a adoção de um estilo de vida vegano e do ativismo pelo direito dos animais. Acerca do formato escolhido, é feita uma revisão da história e tradições do documentário e os efeitos dos mass media, a partir das leituras de Bill Nichols, John Grierson, Jean-Louis Comolli, Paul Lazarsfeld e Robert Merton. Em relação às questões procedimentais da pré-produção, são adotados os modelos de argumento e storyline propostos por Doc Comparato. Como suporte teóricometodológico, o texto apresenta os paradigmas da pesquisa em comunicação utilizando as contribuições de Maria Immacolata e Pedro Demo Abstract : This work presents the documentary Você sabe de onde vem a carne from the intersection of perspectives on veganism and the reflection on the production of non-fiction films. The documentary aims to reveal the cruelty involved in the standard practices of the animal agriculture industry in cattle slaughterhouses, from the moment of insemination of the animal, through its life, to the moment of slaughter. Using as a basis the contributions of the philosopher Peter Singer, the concept of speciesism and studies that work in favor of proving animal sentience, the document presents the political, ethical and scientific arguments in favor of animal liberation, unraveling the origins of the current model of exploitation of other living beings for food, clothing, cosmetics and laboratory experiments; and presents as an alternative the adoption of a vegan lifestyle and activism for animal rights. Regarding the chosen format, a review of the history and traditions of documentary and the effects of the mass media is made, based on readings by Bill Nichols, John Grierson, Jean-Louis Comolli, Paul Lazarsfeld and Robert Merton. Concerning the procedural issues of pre-production, the argument and storyline models proposed by Doc Comparato are adopted. As a theoretical-methodological support, the text presents the paradigms of communication research using the contributions of Maria Immacolata and Pedro Demo
Collections
- Jornalismo [416]