Práticas pedagógicas aplicadas na educação de jovens e adultos da educação especial
Resumo
Resumo: As normativas que discutem a inclusão, garantindo o acesso à escolarização sem distinção, inclusiva, dão espaço às neurodiversidades, com equidade e diferentes oportunidades de aprendizagens. Têm sido desafiadoras nas escolas básicas as modalidades da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Especial (EE), a efetivação desses direitos aos estudantes, professores e pesquisadores. É preciso ir além de documentos e pareceres e sentir-se pertencente ao ambiente escolar. Esta pesquisa tem por objetivo geral analisar práticas pedagógicas com abordagem do Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) na EJA da EE. Na fundamentação teórica e metodológica, buscamos compreender sob a perspectiva inclusiva, dos exclusos, egressos, os paradigmas da Integração da EE, que ocupam seu lugar de estudantes a partir de seus direitos segundo Werneck (1997); Freire (2020); (EF) Velasco (ano); Barbosa (2022); Bachmann (2020); Diório (2020); Tozato (2022) Arroyo (2017); possibilidades de inclusão na perspectiva da abordagem do Desenho Universal com Góes (2022); ABNT, (2020); Carletto; Cambiaghi (2007); possibilidades de inclusão na abordagem do DUA, com Sebastián-Heredero (2020); Prais (2020); Cast (2018); Zerbato; Mendes (2018) Stelfelld (2023)). Também foi realizada uma revisão sistemática (Costa; Zoltowski, 2014), com o propósito de compreendermos as publicações correlacionadas ao tema e tecermos relações com toda a pesquisa. Por meio do retorno e análise das publicações, evidenciamos que a utilização da abordagem do DUA no Brasil ainda é recente, principalmente na EJA da EE, justificando-se a relevância desta pesquisa. Para a metodologia, desenvolvemos pesquisa de abordagem qualitativa segundo (Lüdke; André, 2018), do tipo documental (Damiani et al. 2013), a partir de práticas pedagógicas, aplicadas a oito participantes, jovens e adultos, na faixa etária de 19 a 42 anos, de uma turma da EJA da EE, em uma escola da Rede Municipal do Estado do Paraná. Consideramos um recorte e aplicação de dez atividades práticas realizadas pela Professora Pesquisadora (PP). Para seleção das produções para as análises e embasamento teórico, optamos pela triangulação de dados: "objeto, sujeito e fenômeno" (Tuzzo; Braga, 2016, p. 13). Partimos da documentação das práticas pedagógicas, com diálogos e situações ocorridas no contato com os estudantes, permitindo afirmar até o momento em que um planejamento pautado em DUA possibilitou a ampliação de conhecimento acessível a todos os estudantes com neurodiversidades. Como resultado e conclusão verificamos que o planejamento pautado no DUA contribuiu para a interação e acessibilidade de diversos saberes, evidenciando a sua importância na EJA da EE. Foram percebidos resultados positivos relevantes, documentados nas práticas pedagógicas e visibilizados a partir da parceria da escola, estudantes e familiares, numa aprendizagem para toda a vida. Abstract: The ideals of inclusion, ensuring access to education without bias, and embracing neurodiversity underscore the importance of equity and varied learning opportunities. Yet, implementing these principles in Youth and Adult Education (YAE) and Special Education (SPED) within basic schools presents ongoing challenges for students, educators, and researchers. Beyond policies and opinions, cultivating a sense of belonging within the school environment is crucial. This research aims to scrutinize pedagogical practices using a Universal Design for Learning approach (UDL) in YAE and SPED. Building on an inclusive perspective, it draws on insights from diverse studies by Werneck (1997), Freire (2020), Velasco, Barbosa (2022), Bachmann (2020), Diório (2020), Tozato (2022), and Arroyo (2017), exploring inclusion from various angles. Additionally, works by Góes (2022), NORMS ABNT (2020), Carletto, Cambiaghi (2007), Sebastián-Heredero (2020), Prais (2020), Cast (2018), Zerbato, Mendes (2018), and Stelfelld (2023) delve into Universal Design and strategies for inclusion. Augmenting this theoretical foundation, a systematic review (COSTA; ZOLTOWSKI, 2014) integrated relevant publications, offering a broader landscape for the research. The analysis revealed the nascent adoption of the DUA approach in Brazil, especially in YAE and SPED, underscoring the significance of this dissertation's investigation. In the methodology, a qualitative approach (LÜDKE; ANDRÉ, 2018) of the documentary type (DAMIANI et al., 2013) engaged young adults aged 19 to 42 in YAE and SPED classes within the Municipal System of Paraná. Through 32 class hours across numerous sessions and the application of 16 practical activities, data collection commenced. Employing triangulation of data – "object, subject, and phenomenon" (TUZZO; BRAGA, 2016, p. 13) – observations, theoretical foundations, and produced content formed the basis of analysis. By documenting pedagogical practices and interactions with students, it became evident that DUA-based planning facilitated accessible knowledge for all, particularly benefiting those with neurodiversity. Consequently, the DUA approach significantly contributed to enhancing interaction and accessibility across diverse knowledge domains in YAE and SPED. Its role in achieving positive, relevant, and well-documented outcomes in pedagogical practices fosters a collaborative partnership among schools, students, and families in lifelong learning journeys.
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