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    Cotidiano e participação na ótica das(os) jovens da Primavera Secundarista na Região Metropolitana de Curitiba : dimensões psicossociais e educacionais

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    R - T - LEANDRO CORSICO SOUZA.pdf (1.926Mb)
    Data
    2023
    Autor
    Souza, Leandro Corsico
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: No período do fim do ano de 2015 ao fim de 2016, o Brasil vivenciou um movimento inédito de ocupação de escolas públicas e espaços educacionais, liderado por jovens estudantes secundaristas. Esse movimento iniciou-se em São Paulo e passou a ser conhecido como "Primavera Secundarista". Atingiu 1800 escolas em 24 estados brasileiros, e teve duas "ondas": a primeira, com reivindicações a nível estadual, e a segunda, com reivindicações no âmbito nacional. A investigação buscou compreender o cotidiano atual e os significados das memórias e aprendizados relativos a participação dos estudantes secundaristas, à época desse movimento de ocupação de escolas. Utilizou-se como referência para esse estudo alguns aportes da Psicologia Social Comunitária (PSC). Realizou-se um estudo ex post facto, de enfoque qualitativo, sendo entrevistados 12 (doze) participantes da 2ª onda da Primavera Secundarista da região metropolitana de Curitiba, em torno dos eixos temáticos: memórias da Primavera Secundarista; participar do movimento; caracterização dos(as) participantes e vida atual; perspectiva de futuro. A sistematização e categorização das respostas permitiu identificar alguns achados principais: a entrada para o movimento é explicada, hoje, menos pelas reivindicações da época do que pelas conexões e proximidade com os grupos de colegas; as principais recordações da participação são da luta juvenil e dos laços de amizade, mas também de situações de confrontação com grupos opositores e de perseguição do aparato governamental; as memórias são capazes, ainda hoje, de despertar reações emocionais significativas (principalmente orgulho e frustração); os(as) ex-secundaristas avaliam sua participação como algo positivo, que foi capaz de desencadear experiências e aprendizados permanentes em suas vidas. Atualmente, os(as) participantes são jovens adultos que se dedicam intensamente à formação acadêmica e às atividades profissionais. A "falta de tempo" e a sobrecarga acadêmica e profissional são um obstáculo para sua autonomia, não deixando espaço para que dediquem uma maior atenção a atividades de cunho coletivo ou à política. Pode-se dizer que, a partir de processos coletivos ou grupais, os manifestantes parecem terem vivenciado uma experiência significativa, que se fortaleceu nas ocupações, mobilizando suas consciências e tendo ainda hoje alguma importância em suas vidas. Contudo, seus cotidianos atuais são pautados mais pelas exigências e objetivos pessoais do presente do que pelas lutas coletivas do seu passado recente
     
    Abstract: From the end of 2015 to the end of 2016, Brazil experienced an unprecedented movement of occupation of public schools and educational spaces, led by young high school students. This movement began in São Paulo and was known as "Primavera Secundarista" (High School Spring). It reached 1800 schools in 24 Brazilian states, and had two "waves": the first, with claims at the state level, and the second, with claims at the national level. The investigation sought to understand the current daily life and the meanings of the memories and learning related to the participation of high school students, at the time of this school occupation movement. Some contributions from Community Social Psychology (PSC) were used as a reference for this study. An ex post facto study was carried out, with a qualitative approach, with interviews being conducted with 12 (twelve) participants of the 2nd wave of "Primavera Secundarista" in the metropolitan region of Curitiba, around the thematic axes: memories of movement; participating in the movement; characterization of the participants and current life; future perspective. The organization of answers allowed identifying some main findings: entry into the movement is explained, today, less by the claims of the time than by connections and proximity to groups of colleagues; the main memories of participation are the youth struggle and the bonds of friendship, but also situations of confrontation with opposing groups and persecution by the government apparatus; memories are capable, even today, of awakening significant emotional reactions (mainly pride and frustration); former high school students evaluate their participation as something positive, which was capable of triggering permanent experiences and learning in their lives. Currently, the participants are young adults who are intensely dedicated to academic training and professional activities. The "lack of time" and the academic and professional overload are an obstacle to their autonomy, leaving no room for them to dedicate greater attention to activities of a collective nature or to politics. It can be said that, based on collective or group processes, the protesters seem to have had a significant experience, which was strengthened in the occupations, mobilizing their consciences and still having some importance in their lives. However, their current daily lives are guided more by the demands and personal goals of the present than by the collective struggles of their recent past
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/94428
    Collections
    • Teses [461]

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