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    As representações sociais dos estudantes do ensino médio das escolas públicas do Paraná sobre a emergência climática : contribuições para a educação ambiental

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    R - T - ANDERSON DE SOUZA MOSER.pdf (8.394Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Moser, Anderson de Souza
    Metadata
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    Resumo
    Resumo: Esta pesquisa se integra ao bojo das ações decorrentes do Projeto RESCLIMA: respostas educativas e sociais à emergência climática. Teve por objetivo conhecer as representações sociais que estudantes do Ensino Médio da rede de escolas públicas do estado do Paraná compartilham a respeito da emergência climática. Refere-se a uma pesquisa fundamentada no campo da Educação Ambiental, que se apoia na teoria das representações sociais e na abordagem da emergência climática. Trata-se de uma pesquisa mista, que adota como instrumento de coleta de dados um questionário produzido ad hoc pelo projeto RESCLIMA, adaptado e validado semântica e estatisticamente para pesquisas no Brasil. Participaram da pesquisa estudantes regularmente matriculados na etapa do Ensino Médio do estado do Paraná (n= 814), definidos mediante amostragem não aleatória e por cotas em cada um dos 32 Núcleos Regionais de Educação (NREs) do Paraná. As informações foram analisadas por meio de procedimentos de análise estatística e interpretadas com base em pressupostos qualitativos de pesquisa. A pesquisa abrangeu uma ampla variedade de municípios, com 814 estudantes de 170 cidades diferentes. Observamos uma taxa menor de estudantes matriculados na 3ª série e a disparidade de gênero nos diferentes níveis de ensino sugeriu uma maior participação feminina na pesquisa. No que tange a condição econômica, a maioria dos estudantes se encontram inseridos em famílias de baixa renda. Quanto à raça, a maioria dos estudantes se declarou de cor branca, com proporções menores de estudantes pardos, amarelos e indígenas, enquanto uma parcela não declarou sua cor ou raça. Não foram identificados estudantes que se autodeclaram da cor preta. As participações de estudantes foram predominantemente de colégios da zona urbana. A análise dos dados indicou que a maioria dos participantes (96,8%) afirmou acreditar na ocorrência das mudanças climáticas, enquanto apenas uma pequena porcentagem (3,2%) expressou descrença. As respostas sobre a certeza e a ocorrência das mudanças climáticas não mostraram diferenças significativas entre sexos, grupos com diferentes níveis de participação em atividades relacionadas às mudanças climáticas e escolas que implementam ou não ações nessa área. Observamos que as médias para cada afirmação do questionário sobre a dimensão científica geralmente estavam próximas de 3, indicando um entendimento moderado sobre a base científica das mudanças climáticas. Em relação às afirmativas alternativas, ou seja, que do ponto de vista da ciência do clima não se confirmam, constatamos que os estudantes não apresentaram clareza sobre os itens. Nesse caso, algumas afirmações receberam pontuações baixas, destacando a necessidade de atenção especial às ações de Educação Ambiental. As redes sociais e a internet emergiram como as principais fontes de informação sobre a emergência climática, refletindo a rápida disseminação de conteúdo em fontes de informação online. Este estudo identificou, ainda, seis grupos semânticos centrais relacionados às emoções dos estudantes em um contexto de emergência climática: tristeza, medo, raiva, ansiedade, desespero e esperança. No entanto, é importante ressaltar que a esperança se destacou como um elemento positivo, impulsionando ações para enfrentar o problema. Esses dados sugerem que, apesar das emoções negativas, os estudantes paranaenses mantêm a crença na capacidade da sociedade de encontrar soluções para a emergência climática. No entanto, torna-se importante que os processos educativos dediquem uma atenção especial às controvérsias relacionadas às suas causas, consequências, respostas e concepções alternativas que ainda persistem no conhecimento dos estudantes. Dessa forma, acreditamos que esta tese contempla importantes aportes para futuras ações voltadas a promover a compreensão, o engajamento, a mitigação e a adaptação da emergência climática sob a perspectiva da educação, especialmente no âmbito da Educação Ambiental
     
    Abstract: This research is part of the actions resulting from the RESCLIMA Project: educational and social responses to the climate emergency. Its objective was to understand the social representations that high school students in the public school system of the state of Paraná share regarding the climate emergency. It refers to research grounded in the field of environmental education, supported by the theory of social representations and the approach to the climate emergency. It is a mixed-methods study that uses a questionnaire produced ad hoc by the RESCLIMA project as its data collection instrument, adapted and validated both semantically and statistically for research in Brazil. The participants were high school students regularly enrolled in the state of Paraná (n=814), selected through non-random sampling and quotas in each of the 32 Regional Education Centers (NREs) of Paraná. The information was analyzed using statistical analysis procedures and interpreted based on qualitative research assumptions. The research covered a wide variety of municipalities, with 814 students from 170 different cities. We observed a lower enrollment rate of third-year students and gender disparity across different levels of education, suggesting higher female participation in the research. Regarding economic status, most students came from low-income families. In terms of race, most students identified as white, with smaller proportions of mixed-race, Asian, and Indigenous students, while some did not declare their race. No students identified as black. Most participants were from urban area schools. Data analysis indicated that the majority of participants (96.8%) believed in the occurrence of climate change, while only a small percentage (3.2%) expressed disbelief. Responses regarding certainty about the occurrence of climate change showed no significant differences between genders, groups with varying levels of participation in climate-related activities, or schools that do or do not implement actions in this area. We observed that the averages for each statement in the questionnaire on the scientific dimension were generally close to 3, indicating a moderate understanding of the scientific basis of climate change. Regarding alternative statements, which are not confirmed from the perspective of climate science, we found that students lacked clarity on these items. Some statements received low scores, highlighting the need for special attention to environmental education actions. Social media and the internet emerged as the main sources of information on the climate emergency, reflecting the rapid dissemination of content through online information sources. This study also identified six central semantic groups related to students' emotions in a climate emergency context: sadness, fear, anger, anxiety, despair, and hope. However, it is important to note that hope stood out as a positive element, driving actions to address the problem. These data suggest that despite negative emotions, students in Paraná maintain a belief in society's ability to find solutions to the climate emergency. Nevertheless, it is important that educational processes pay special attention to the controversies related to its causes, consequences, responses, and alternative conceptions that still persist in students' knowledge. In this way, we believe that this thesis provides important contributions for future actions aimed at promoting understanding, engagement, mitigation, and adaptation to the climate emergency from the perspective of education, especially in the context of environmental education
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/94414
    Collections
    • Teses [460]

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