A integração das tecnologias digitais na prática pedagógica da educação física escolar : narrativas de docentes no período de Covid-19
Resumo
Resumo: O presente trabalho integra a linha de pesquisa Teorias e Práticas de Ensino na Educação Básica, do Programa de Pós-Graduação em Educação: Teoria e Prática de Ensino, da Universidade Federal do Paraná. Tem por objetivo analisar as narrativas das experiências docentes na Educação Física escolar com a integração de tecnologias digitais, durante o período das aulas remotas e híbridas da pandemia de COVID-19. O referencial teórico da Educação Física escolar fundamenta-se em Coelho, Xavier e Marques (2020) e Coletivo de Autores (1992) e a revisão integrativa pautada em Botelho, Cunha e Macedo (2011). Os participantes da pesquisa são os professores de Educação Física que atuaram em escolas estaduais do município de São José dos Pinhais no período de 2020 e 2021. Para o desenvolvimento da referida pesquisa foi utilizada a abordagem qualitativa com base em Ludke e André (2013) através da pesquisa narrativa, com leituras pautadas em Hardagh, Fofonca e Camas (2022), respondendo à seguinte questão: quais foram as experiências dos professores de Educação Física pesquisados com a integração das tecnologias digitais nas aulas remotas e híbridas durante a pandemia de COVID-19? A análise dos dados se deu através da análise intepretativa de Severino (2013). A partir da análise dos resultados, responde-se ao problema de pesquisa, considerando-se que este período se constituiu como um grande desafio aos professores de Educação Física escolar, que compartilharam do sentimento de novidade e incerteza. Os sentimentos de frustração com a baixa participação dos estudantes, a preocupação com a aprendizagem e a falta de um olhar humanizado aos professores foram marcantes. O distanciamento físico prejudicou a aprendizagem na Educação Física escolar, mas acabou possibilitando a aquisição de conhecimento a respeito da integração dos dispositivos tecnológicos digitais na prática dos professores. As aulas remotas e híbridas possibilitaram a prática bemsucedida de atividades híbridas, a participação das famílias com os estudantes e o desenvolvimento do sentimento de empatia e alteridade com os estudantes. Os professores relataram terem um breve conhecimento prévio, que adquiriram mais familiaridade com os dispositivos, mas também destacam a necessidade da formação continuada Abstract: This work is part of the research line Teaching Theories and Practices in Basic Education, of the Postgraduate Program in Education: Teaching Theory and Practice, of the Federal University of Paraná. Its objective is to analyze the narratives of teaching experiences in school physical education with the integration of digital technologies, during the period of remote and hybrid classes of the COVID-19 pandemic. The theoretical framework of school Physical Education is based on Coelho, Xavier and Marques (2020) and Coletivo de Autores (1992) and the integrative review based on Botelho, Cunha and Macedo (2011). The research participants are Physical Education teachers who worked in state schools in the municipality of São José dos Pinhais between 2020 and 2021. To develop this research, a qualitative approach was used based on Ludke and André (2013) through narrative research, with readings based on Hardagh, Fofonca and Camas (2022), answering the following question: what were the experiences of the Physical Education teachers surveyed with the integration of digital technologies in remote and hybrid classes during the COVID-19 pandemic? Data analysis was carried out through Severino's (2013) interpretive analysis. Based on the analysis of the results, the research problem is answered, considering that this period constituted a great challenge for school Physical Education teachers, who shared the feeling of novelty and uncertainty. Feelings of frustration with low student participation, concern for learning and the lack of a humanized perspective on teachers were striking. Physical distancing has hampered learning in physical education at school, but it has also enabled teachers to acquire knowledge about the integration of digital technological devices into their teaching practices. Remote and hybrid classes have enabled successful hybrid activities, families to participate with their students, and students to develop a sense of empathy and otherness. Teachers reported having little prior knowledge and having become more familiar with the devices, but they also emphasize the need for ongoing training
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