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dc.contributor.advisorMoreira, Laura Cerettapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorLiebl, Karin Rankpt_BR
dc.date.accessioned2025-01-15T13:48:28Z
dc.date.available2025-01-15T13:48:28Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/94393
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Laura Ceretta Moreirapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa : Curitiba, 30/08/2024pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: Esta tese tem como objetivo central investigar o processo de acessibilidade no ensino superior público brasileiro, e de modo específico, indicar como os estudantes da Universidade Federal do Paraná - UFPR percebem a acessibilidade da instituição a partir do INES-Brasil; descrever e compreender os indicadores de acessibilidade que facilitam e/ou dificultam a permanência dos estudantes com deficiência na UFPR a partir do INES-Brasil; e verificar as políticas, culturas institucionais e práticas educacionais de inclusão na perspectiva dos estudantes. O estudo de caráter qualiquanti (Gatti, 2006), tipo descritivo-analítico (Fontelles et al, 2009), aplicou para a coleta de dados o Índice de Inclusão para a Educação Superior - INES (Carrillo; Aristizabal, 2017), na sua versão traduzida INES-Brasil (Louzada, 2022). No universo da UFPR, 30 estudantes responderam ao instrumento, sendo a maior parte deles da área das Ciência Humanas. O INES-Brasil foi enviado aos estudantes por meio de um formulário online no qual o questionário contemplou os 12 fatores que são parte dos Indicadores de Existência, Frequência e Reconhecimento conforme proposto por Carrillo e Aristizabal (2017). A análise das respostas foi apoiada principalmente pelos estudos acerca do Índex para a Inclusão (Booth; Ainscow, 2000, 2002, 2011) que trata da acessibilidade em educação a partir das culturas, políticas e práticas para avaliação do processo de acessibilidade das pessoas com deficiência no espaço da UFPR. Como resultados destacamos que os estudantes demonstraram um maior conhecimento das ações de apoio financeiro realizadas pela instituição para promoção da permanência e conclusão de seus estudos. Contudo, em sua grande maioria desconhecem as atividades realizadas para possibilitar o processo de acessibilidade por meio de ações institucionais internas, que visam subsidiar as práticas docentes e culturas de inclusão no âmbito da universidadept_BR
dc.description.abstractAbstract: The main aim of this thesis is to investigate the accessibility process in Brazilian public higher education, while the specific objectives included: to indicate how the students at the Federal University of Paraná – UFPR realize the accessibility of the institution from the INES-Brazil and to describe and understand the accessibility indicators that make it easier and/or more difficult for the students with special needs to remain at the university. The INES-Brazil was employed to verify the policies, institutional cultures, and education practices of inclusion according to the students’ perception. This is a qualitative-quantitative study (Gatti, 2006) of the descriptive analytical type (Fontelles et al, 2009), which used the translated version of the Index for Inclusion in Higher Education (Índice de Inclusão para a Educação Superior – INES) (Carrillo; Aristizabal, 2017). Data was collected at the UFPR, where thirty students answered the instrument. Most of the participants were from the human sciences area. The INES-Brazil was sent to the students using an online form with a questionnaire addressing the 12 factors that are part of the Existence, Attendance, and Recognition as proposed by Carrillo and Aristizabal (2017). The analysis of their answers was mainly supported by the studies on the Inclusion Index (Booth; Ainscow, 2000, 2002, 2011), which investigates accessibility in education from cultures, policies, and practices to assess the accessibility process of individuals with special needs in the UFPR space. The results highlight that the students showed greater knowledge of the financial support actions carried out by the institution to promote their permanence and conclusion of their studies. However, most of them were not aware of the activities developed to enable the accessibility process via internal institutional actions aiming at supporting teachers’ practices and inclusive cultures in the university environmentpt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectAcessibilidade (Direitos humanos)pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleAcessibilidade na universidade : análise a partir do Índice de Inclusão para a Educação Superior (INES)pt_BR
dc.typeTese Digitalpt_BR


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