Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorShibayama, Ayumi Nakaba, 1978-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Curso de Graduação em Publicidade e Propagandapt_BR
dc.creatorDemarch, Murilo Cesar Rochapt_BR
dc.date.accessioned2025-01-13T14:52:53Z
dc.date.available2025-01-13T14:52:53Z
dc.date.issued2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/94346
dc.descriptionOrientador(a)/Professor(a): Prof(a). Dr(a). Ayumi Nakaba Shibayamapt_BR
dc.descriptionArtigo apresentado como Trabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.descriptionArtigo (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Curso de Graduação em Publicidade e Propagandapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Onde termina a literatura para começar a propaganda – ou vice-versa? Este trabalho objetivo demonstrar que a linguagem publicitária pode ser entendida como uma derivação da linguagem literária, ao incorporar funções, atributos formais e estéticos típicos da literatura. A partir do texto publicitário "As Bromilíadas", que parodia o épico português "Os Lusíadas", a pesquisa analisa como, ao longo do tempo, a publicidade apropriou-se de elementos poéticos e narrativos da literatura, construindo uma relação criativa entre esses campos. O estudo foi conduzido por meio de revisão bibliográfica do método comparativo, permitindo traçar paralelos entre as linguagens literária e publicitária. Mediante o uso da Análise do Discurso Ecossistêmica, que propiciou uma condução holística entre as teorias do texto e discurso, fez-se uma análise dos dois textos, considerando aspectos da textualidade, da genericidade e da discursividade, para uma compreensão mais ampla acerca das contribuições e diálogos incluídos entre os dois tipos de texto. Justifica-se pela defesa de uma publicidade que faça uso da literatura e de um intercâmbio enriquecedor entre esses campos. Verificou-se que a publicidade continua a explorar possibilidades literárias para criar mensagens mais impactantes e emocionalmente envolventespt_BR
dc.description.abstractAbstract : Where does literature end and advertising begin - or vice versa? This work aims to demonstrate that advertising language can be understood as a derivation of literary language, by incorporating functions, formal and aesthetic attributes typical of literature. Based on the advertising text "As Bromilíadas", which parodies the Portuguese epic "Os Lusíadas", the research analyzes how, over time, advertising has appropriated poetic and narrative elements from literature, building a creative relationship between these fields. The study was conducted through a bibliographical review of the comparative method, allowing parallels to be drawn between literary and advertising languages. Through the use of Ecosystem Discourse Analysis, which provided a holistic approach between the theories of text and discourse, an analysis was made of the two texts, considering aspects of textuality, genericity and discursivity, for a broader understanding of the contributions and dialogues included between the two types of text. It is justified by the defense of advertising that makes use of literature and an enriching exchange between these fields. It was found that advertising continues to exploit literary possibilities to create more impactful and emotionally engaging messagespt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectComunicação de massa e propagandapt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLinguagem e línguas nos anúnciospt_BR
dc.titleDa propaganda a (à) poesia : "As Bromilíadas" e os diálogos inter textos, gêneros e discursospt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples