• Entrar
    Ver item 
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Econômicas
    • Ver item
    •   Página inicial
    • BIBLIOTECA DIGITAL: Trabalhos de Graduação
    • Ciências Econômicas
    • Ver item
    JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

    Projeto de viabilidade econômico-financeira : implantação de uma confeitaria especializada brigadeiros para delivery

    Thumbnail
    Visualizar/Abrir
    JOAO-VICTOR-COLACO-LEAL.pdf (1.242Mb)
    Data
    2024
    Autor
    Leal, João Victor Colaço
    Metadata
    Mostrar registro completo
    Resumo
    Resumo: Este trabalho aborda a viabilidade econômica e financeira de uma confeitaria com foco exclusivo em delivery em Curitiba, Paraná. O problema investigado reside na análise da sustentabilidade de um empreendimento no setor alimentício, no contexto de um mercado competitivo e crescente demanda por produtos personalizados e convenientes. O objetivo principal foi determinar se a proposta de negócio seria viável, considerando aspectos econômicos, financeiros e de mercado. A metodologia adotada envolveu o uso do Business Model Canvas para estruturar o modelo de negócio, análise de mercado baseada em dados demográficos e econômicos, e cálculos de indicadores financeiros, como o Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR) e Payback. Além disso, ferramentas de pesquisa de mercado e estimativas de potencial de consumo foram aplicadas para compreender o cenário competitivo. Utilizando uma taxa mínima de atratividade de 13 % e um horizonte de 5 anos, os resultados demonstraram que o projeto é viável, com um VPL de R$ 63.519,38, TIR de 61%, um Payback simples em 1,5 anos e um Payback descontado em 1,78 anos. Esses indicadores, aliados a um público-alvo favorável e um mercado com oportunidades de crescimento, apontam para o potencial de sucesso do empreendimento, destacando a importância de estratégias diferenciadas para captação de clientes e competitividade
     
    Abstract : This study addresses the economic and financial feasibility of a confectionery business exclusively focused on delivery in Curitiba, Paraná. The research problem lies in analyzing the sustainability of an enterprise in the food sector, within the context of a competitive market and increasing demand for personalized and convenient products. The main objective was to determine whether the proposed business model would be viable, considering economic, financial, and market aspects. The methodology adopted included the use of the Business Model Canvas to structure the business model, market analysis based on demographic and economic data, and calculations of financial indicators such as Net Present Value (NPV), Internal Rate of Return (IRR), and payback. Additionally, market research tools and consumption potential estimates were applied to understand the competitive scenario. Using a minimum attractiveness rate of 13% and a 5-year horizon, the results showed that the project is viable, with an NPV of R$ 63,519.38, an IRR of 61%, a simple payback period of 1.5 years, and a discounted payback period of 1.78 years. These indicators, combined with a favorable target audience and a market with growth opportunities, highlight the potential success of the business and underscore the importance of differentiated strategies for customer acquisition and competitiveness
     
    URI
    https://hdl.handle.net/1884/94323
    Collections
    • Ciências Econômicas [2145]

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV
     

     

    Navegar

    Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipoEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosTipo

    Minha conta

    EntrarCadastro

    Estatística

    Ver as estatísticas de uso

    DSpace software copyright © 2002-2022  LYRASIS
    Entre em contato | Deixe sua opinião
    Theme by 
    Atmire NV